Pesquisar
Close this search box.

Isolamento social pede maior atenção para evitar vício ou recaídas

CAPS orienta sobre os riscos da dependência alcoólica durante a pandemia

O Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) faz um alerta à população sobre os riscos do aumento no número de dependentes de álcool em função da pandemia de coronavírus. Estudos apontam mudanças no comportamento das pessoas durante o isolamento social, propiciando o consumo da substância.

De acordo com a diretora do departamento de Saúde Mental, Nilcéa Guandalini, os profissionais do CAPS observaram um crescimento no índice de alcoolismo, com internações e recaídas dos pacientes que estavam abstinentes.

Os profissionais que acompanham os casos perceberam também dificuldade de adesão à nova forma de atendimento psicológico remoto, disponibilizada como alternativa de suporte nesse período de pandemia.

“O consumo de álcool na quarentena tem sido uma válvula de escape contra a ansiedade e o tédio. Precisamos ter muito cuidado, porque muitas pessoas ignoram a doença, pois não acreditam que possam se tornar alcoólatras”, explicou Nilcéa.

A diretora reforça que qualquer um pode se tornar dependente do álcool, mas aqueles que possuem histórico familiar ou transtornos de personalidade acabam sendo mais vulneráveis. E alerta à população de que o consumo excessivo gera prejuízos em diversas esferas da vida, tanto em relação à saúde mental, quanto física.

Ela orienta sobre a importância de observar se há dificuldade para controlar ou parar a ingestão de álcool; sintomas como náusea, tremores, ansiedade, suor indicando abstinência física; e um aumento na tolerância alcoólica; e forte necessidade ou desejo incontrolável de beber, caracterizando uma compulsão

A Secretaria de Saúde de Tupã mantém os atendimentos médicos com os pacientes do CAPS cumprindo as recomendações de segurança contra a covid-19. Da mesma forma, as equipes continuam acolhendo todos que procuram auxílio na unidade, que funciona das 7h às 17h.

A partir de segunda-feira (13), o CAPS estará com novo endereço, rua Nhambiquaras, 871, esquina com a avenida Tapuias.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.