Diário de Profissão: Cirurgião Plástico

Paulo Tadeu Rotoli Drefahl é médico – cirurgião plástico há 28 anos, Tupãense, filho do Capitão do Exército Paulo Drefahl e de Maria Antonia Rotoli, casado com Cássia Jaqueto, pai do Lucas e Mariana.

O cirurgião tem mais dois irmãos médicos, também atuantes no município de Tupã, Fabio Ricardo Rotoli Drefahl (Cirurgião Vascular) e Dr. Luciano Rodrigo Rotoli Drefahl (Endocrinologista).

Oncologia

Com mais de mil cirurgias focadas em tumores cutâneos nos últimos 10 anos somente em pacientes do AME (Ambulatório Médico Especializado) de Tupã, com amplitude regional que abrange 19 municípios, o médico falou sobre trabalhar diretamente com a autoestima humana:

“Nós que trabalhamos com oncologia e lidamos com o resgate da autoconfiança, temos que fazer com muito carinho e visar acima de tudo o bem-estar das pessoas. Todos os dias tento fazer o melhor, seja na conquista pessoal ou na ajuda ao próximo, a oncologia e a reconstrução de mama é muito edificante. Conseguir o resgate da autoestima que estava lá embaixo me deixa muito feliz”

Muitos casos operados na oncologia são de idosos que trabalharam duro a vida toda com alta exposição ao sol na lavoura, e após tantos anos de danos crônicos as consequências aparecem na pele. Drefahl acrescentou que o feedback recebido por esses pacientes é de muito carinho e confiança em todos os passos do tratamento.

“A busca de sempre fazer o melhor e tratar todos com respeito me norteia diariamente, conquistar novos horizontes e cada dia enfrentar um novo desafio. Toda vez que você faz algo de bom para uma pessoa acontece uma edificação em você. Graças a Deus eu tive a oportunidade, depois de muita luta, exercer minha profissão em sua plenitude”

Cirurgia Plástica

O médico é referência na Cirurgia Plástica, com centenas de vidas renovadas e transformadas por suas mãos, que sempre buscam a essência da pessoa, agindo com honestidade e aplicando a melhor técnica que existe no mundo, para que sempre seja um trabalho de excelência.

Uma das técnicas que chama muito a atenção dele é a cirurgia de orelha de abano, com inúmeras realizadas no Hospital Regional em crianças que muitas vezes chegam com histórias dramáticas; orelhas coladas com super bonder, amarradas com barbantes para disfarçar o incômodo. Ou casos de adolescentes que apertam suas orelhas com o boné por cima e elas acabam espanando para baixo.

“Existe também a função social, cada história é especial, única, procuro entender antes de tudo a alma da pessoa, mesmo quando as histórias se repetem sempre há um novo aprendizado. Muitas vezes as pessoas são invisíveis e ouvi-las é dar voz a todas como ser humano”

“Humanização é a palavra-chave”

Histórias marcantes

Vamos contar aqui neste espaço duas histórias em primeira pessoa pelo Dr. Paulo que marcaram sua história na medicina.

Troféu

“Eu me lembro perfeitamente desta história que aconteceu há muitos anos, um paciente homem teve fratura múltiplas na face e reconstruímos mandíbula, órbita e maxila.

O rapaz era jovem, tinha menos de 30 anos e era funcionário de uma fábrica de mesa de bilhar, a operação foi pelo SUS, sempre trato o próximo como eu gostaria de ser tratado, e para minha surpresa ganhei uma mesa de sinuca oficial que até hoje tenho em minha casa.

Esta mesa é um troféu para mim, porque é um símbolo de um ato de amor para alguém, foram muitas placas no rosto e dentro das limitações do caso, ele conseguiu resgatar as funções da face e voltou ao trabalho”.

Sabre de Samurai

“Uma pessoa após sofrer um acidente com mais quatro pessoas em um carro, teve queimaduras graves de primeiro e segundo grau, tratei dele por cerca de 2 meses. Fazíamos curativos dia sim e dia não, ele correu muito risco de morrer e procuramos dentro do hospital fazer o máximo pelo paciente, já que não havia uma unidade de queimados.

Os pais dele pessoas muito generosas me presentearam com um Sabre de Samurai, sempre que olho me faz ter certeza que se você fizer a coisa certa a recompensa virá, mesmo que demore.

O universo irá conspirar a seu favor, em qualquer atividade humana que você se empenhar e realizar com carinho e respeito”.

Biografia

Seu início escolar foi na escola Bartira e no Instituto de Educação, o curso de Medicina foi na Universidade Estadual de Londrina (UEL), a residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica em São Paulo na Escola Paulista de Medicina, pós-graduação na Universidade de São Paulo e formação especializada em cirurgia de mama no hospital Pérola Byington (hospital da mulher).

Seus hobbies são muay thai e corrida de rua.

Participa todo ano do Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica em São Paulo, do Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica e também já esteve presente em duas oportunidades no Congresso Mundial de Cirurgia Plástica.

Viajar também é uma de suas paixões e passou por países como, Estados Unidos (incluindo uma viagem de carro pela Costa Oeste de São Francisco a San Diego), Inglaterra, França, Espanha, Itália, Holanda, Alemanha, República Tcheca e Polônia.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.