Pesquisar
Close this search box.

Vigilância em Saúde faz mapeamento dos casos confirmados em Tupã

Bairros dos pacientes infectados por Coronavírus é supervisionado pelos agentes

A Vigilância em Saúde municipal está monitorando áreas próximas às casas dos pacientes confirmados com Covid-19. Esta medida é mais uma das ações previstas no novo Plano de Enfrentamento do Coronavírus em Tupã, e servirá para identificar novas notificações de suspeitos na cidade.

De acordo com a Enfermeira da Secretaria Municipal da Saúde, Joselaine Pio Rocha, já foram feitas visitas nos arredores das casas de nove infectados pelo novo vírus.

“Quem mora perto daqueles que contraíram a doença merece atenção redobrada, visto que tem maior probabilidade de contato com o caso positivo”, informou.

Para realizar esse trabalho de busca ativa no quarteirão e nas residências em frente à casa do paciente, a Secretaria de Saúde orientou os agentes comunitários de saúde e os agentes de endemias. O diretor de departamento da Vigilância em Saúde, Robison Luis Pereira, explicou que as equipes realizam uma triagem.

“Na busca ativa, identificamos se alguém apresenta sinais gripais, se há ocorrência de tosse seca ou dificuldade para respirar”, disse.

De acordo com a enfermeira Josi, os casos sintomáticos estão sendo encaminhados para as unidades de saúde para avaliação médica. E até o momento, quatro vizinhos de pacientes com Coronavírus apresentaram sintomas suspeitos.

Apenas um está em isolamento hospitalar, os outros três foram descartados. “Eles foram notificados com síndrome gripal leve, sendo monitorados pela equipe de saúde”, contou.

O secretário de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, disse que foi adotado um sistema de cores para monitorar conforme a gravidade.

“Sinalizamos em um mapa da cidade de Tupã as residências dos pacientes positivos. Em verde, está a região daqueles que permanecem isolados em casa; em amarelo, para os moradores da região de pessoas em isolamento hospitalar; e o entorno dos internados na UTI ficou em vermelho”, afirmou.

De acordo com o médico, o rastreamento traz mais segurança e tranquilidade para os munícipes, pois a transmissão ocorre pelo ar, em contato com gotículas e secreções e pelo toque ou aperto de mão.

“Todos os estudos realizados até o momento indicam que uma pessoa chega a transmitir Coronavírus para até três indivíduos”, e conclui explicando que para os casos mais leves considera-se o período de isolamento domiciliar e quando os sintomas respiratórios e a febre acabam, ele pode voltar à rotina.

Fonte: Assessoria de Imprensa

*imagem de capa meramente ilustrativa.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.