Pesquisar
Close this search box.

Barreira Sanitária registrou entrada de mais de 10 mil veículos no município

Quase um terço dos veículos era de outras cidades

A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma Barreira Sanitária na Rotatória Ivo Pinto Paredes (trevo da CAMAP) no último final de semana, visando o monitoramento e controle da entrada de veículos no município. Ao todo, 10.920 veículos passaram pelo trevo durante as mais de 40 horas de interdição.

De acordo com Robison Luis, coordenador da Barreira Sanitária, a força-tarefa foi montada por conta do adiantamento do feriado de 9 de Julho. Desta forma, era esperado um aumento no fluxo de veículos ingressantes na cidade; e foi montada esta estrutura para controlar a entrada e evitar novos contágios com o novo coronavírus.

“A barreira teve início na sexta-feira (22), às 18h e durou até às 18h da segunda-feira (25); sendo interrompida das 22h às 6h. A equipe contou com enfermeiras e auxiliares de enfermagem; além de profissionais do Centro de Controle de Zoonoses. Tivemos apoio da Secretaria de Planejamento, Obras e Trânsito, que bloqueou todos os acessos da SP -294 ‘Comandante João Ribeiro de Barros’, direcionando o fluxo de veículos para o Trevo a CAMAP”, informou.

Robison enfatizou que esta 4ª barreira foi um sucesso, e que neste feriado verificou-se um aumento de 22,14% no número de veículos em relação ao feriado de 1º de maio. Ele ainda destacou que 27,47% dos veículos eram de outras cidades, com destaque para a capital e região metropolitana, e com menos intensidade de veículos cidades vizinhas.

“A experiência adquirida pela equipe e a compreensão da população deu mais agilidade ao processo. Podemos considerar esta barreira como um sucesso, sem engarrafamentos e congestionamentos. Infelizmente, foi registrado um considerável aumento no número de veículos em o feriado era destinado ao isolamento social; logo este número deveria ser menor que o referente ao feriado anterior, mostrando a importância do monitoramento e controle das entradas da cidade”, explicou.

O secretário municipal de Planejamento, Obras e Trânsito, Valentim Bigeschi, informou que além das vias que dão acesso à SP-294 serem bloqueadas, a estrada vicinal SP-052 (Tupã/Quatá), que dá acesso principal à avenida Tabajáras, foi a única via completamente interditada (entrada e saída impedida).

“Demos apoio à Secretaria de Saúde para a realização desta barreira, por meio do bloqueio das principais vias de acesso à cidade, deixando somente o Trevo da CAMAP aberto, onde foi realizada a barreira. Vale lembrar que apenas a entrada estava controlada, possibilitando a saída normal da população”, ressaltou.

Valentim ainda frisou que trevo do Chaparral teve a entrada restrita para apenas caminhões de carga para a secagem de amendoim, assim como o acesso pela rua Demétrio Hristafor Seirec Basan. “O acesso da avenida Inglaterra também recebeu bloqueio, sendo permitida somente a saída neste ponto. O objetivo é manter a segurança e a saúde pública sem provocar grandes impactos na economia”, enfatizou.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, o processo realizado nas barreiras sanitárias é composto por: checklist para investigação de casos suspeitos e higienização externa nos veículos com quaternário de amônia, que é um produto usado em hospitais. Miguel ainda destacou que esta é uma das formas mais eficientes de evitar o contágio.

“Controlar e monitorar a entrada da cidade por meio de barreiras evita que novos infectados ingressem na cidade durante feriados. Agradeço a compreensão da população e dos visitantes e peço que mantenham o distanciamento social, especialmente em épocas de grande movimentação. Peço também que sigam as recomendações, especialmente quanto ao uso de máscara, distanciamento e higienização. Unidos, venceremos a pandemia”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.