Pesquisar
Close this search box.

Barreira sanitária monitorou e orientou pedestres sábado na Avenida Tamoios

Ação no primeiro fim de semana de reabertura gradual manteve foco na saúde

A Secretaria Municipal de Saúde montou duas barreiras sanitárias neste sábado (16) na avenida Tamoios, a ação teve como objetivo aferir a temperatura e orientar as pessoas que estiveram no comércio para prevenção e controle da pandemia de Coronavírus (Covid-19).

Este foi o primeiro fim de semana de normalização das atividades comerciais, desde que uma liminar viabilizou a reabertura gradual dos estabelecimentos considerados não essenciais.

As barreiras sanitárias foram instaladas em dois pontos, das 8h às 14h. As equipes da Vigilância em Saúde e Atenção Básica abordaram munícipes que circulavam nas áreas.

De acordo com Josilaine Pio Rocha, enfermeira da Secretaria de Saúde, não foi registrado nenhum indício de febre ou sintoma que levasse ao encaminhamento para Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“Quando a pessoa é abordada em barreiras sanitárias ela só precisa fazer exames mais específicos quando apresenta quadro febril. Do contrário, só receberá mais orientações e pode esclarecer dúvidas a respeito do novo vírus”, explicou.

Conforme Josi, como o decreto municipal estabeleceu medidas de segurança que devem ser cumpridas para evitar aglomerações, os comerciantes implantaram diferentes formas de controle e segurança para os clientes. “Isso evitou que houvesse alguma situação de risco”, comentou.

A enfermeira informou que máscaras foram entregues para pedestres que não estavam cumprindo a normatização. O uso de máscaras é obrigatório em espaços públicos e os estabelecimentos são impedidos de atender pessoas que estejam sem o Equipamento de Proteção Individual (EPI).

De acordo com o prefeito, Caio Aoqui, as barreiras foram instaladas no sábado por ser, tradicionalmente, o dia com maior fluxo de pessoas nas áreas comercias da cidade. Outro ponto de atenção da Administração Municipal é o retorno, de modo controlado, das atividades em academias de ginástica e similares, nesta segunda-feira (18).

Caio enfatizou a necessidade de os estabelecimentos seguirem a normatização com extrema rigidez.

“Deixamos as academias por último por serem os locais que demandam maior cuidado. Sabemos que a contaminação pelo Coronavírus acontece também pelas gotículas de suor, por isso, as recomendações devem ser seguidas à risca”, recomendou.

A Prefeitura de Tupã pede adesão dos cidadãos às regras do decreto municipal. “Se as pessoas tratarem a pandemia como período de festas e encontros, não conseguiremos reduzir as chances de transmissão. O retorno para o trabalho não invalida a obrigatoriedade do isolamento social”, e finalizou “só com a cooperação de todos venceremos a doença”.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.