Pesquisar
Close this search box.

Campanha de Vacinação Contra a Gripe inicia nova etapa nesta segunda-feira (18)

Professores e adultos de 55 a 59 anos de idade são prioritários nesta nova fase

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a partir da próxima segunda-feira (18) a nova etapa da 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe será iniciada.

Nesta etapa, o púbico-alvo são professores e adultos de 55 a 59 anos de idade. De acordo com a Pasta, mais de 21 mil doses já foram aplicadas e a campanha se encerra no dia 5 de junho.

Para receber a imunização, basta se dirigir a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS), portando o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento de identificação (de preferência a caderneta de vacinação).

A imunização nas unidades ocorre de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 16h30.

De acordo coma chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri, embora incluídos mais dois grupos de pessoas aos prioritários, os demais grupos também podem receber as doses da vacina durante a Campanha. Segundo Juliana, 21.610 doses já foram aplicadas até o momento.

“Aquelas pessoas que não conseguiram se imunizar na primeira ou segunda fase da Campanha e fazem parte dos grupos prioritários, mesmo não sendo o público-alvo desta etapa, poderão receber a dose normalmente. A escolha dos grupos prioritários segue recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem respaldo de estudos epidemiológicos, por isso é muito importante que estes grupos se imunizem”, informou.

Juliana enfatizou que embora esta vacina não proteja contra o novo coronavírus, a Campanha de Vacinação foi adiantada pelo Ministério da Saúde para facilitar o diagnóstico do novo vírus. Ela ainda salientou que o Dia D foi suspenso para evitar aglomerações; e que mesmo sem esta data, é necessário buscar a imunização e seguir as recomendações para combater o coronavírus.

“Já alcançamos 111,98% da meta de cobertura dos trabalhadores da Saúde, e 106,89% da meta de cobertura dos idosos. Com a população imunizada contra a influenza, o profissional de saúde pode descartar esse diagnóstico do paciente, facilitando a identificação de casos do novo vírus; e evitando complicações caso haja a contração do novo vírus em um paciente gripado”, explicou.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Miguel de Marchi ressaltou a importância de a população se imunizar contra a gripe e se cuidar em relação ao novo coronavírus. Segundo ele, o tipo de vírus influenza ainda faz vítimas e em muitos casos pode ser fatal.

“A imunização contra a gripe reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. A vacina é trivalente protege contra os três vírus que mais circularam em nosso hemisfério no ano passado, sendo eles: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Por isso, além de evitar o aumento do risco, caso esteja gripado e contraia o novo coronavírus, evita também que agravamentos e epidemias de gripe atinjam a população neste momento delicado” concluiu.

Dados sobre a Influenza

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2020, até a Semana Epidemiológica 11 (14 de março), foram registrados 165 casos e 13 óbitos por Influenza A (H1N1), 139 casos e 14 óbitos por Influenza B e 16 casos e 2 óbitos por Influenza A (H3N2).

O estado de São Paulo concentra o maior número de casos de H1N1, com 42 casos e 2 óbitos; seguido pela Bahia (40 casos e 3 óbitos) e Paraná (20 casos e 5 óbitos).

No ano passado, o país registrou 5.800 casos e 1.122 óbitos pelos três tipos de influenza.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.