Pesquisar
Close this search box.

Prefeito e novo secretário apresentam diretrizes para Saúde em Tupã

Trabalho investirá na qualidade das equipes e terá foco na prevenção

As novas diretrizes das ações relacionadas à saúde em Tupã foram apresentadas em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (14), pelo secretário de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marqui, e pelo prefeito, Caio Aoqui. A base do trabalho será a manutenção da qualidade das equipes e o fortalecimento da Atenção Básica no município.

De acordo com o Dr. Miguel, a capacidade técnica e de desenvolvimento dos membros das diversas equipes que compõe a Pasta são muito altas. “Todos vamos atuar em prol do município e da população. Nós temos que agir com muita eficiência”, afirmou.

As fiscalizações, exames e estudos serão mais intensos e aglutinados, porque as equipes passarão a trabalhar de modo mais coeso.

O novo secretário disse que para o município detectar bem o cenário da pandemia na cidade, é preciso empenho das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, consideradas por ele o coração da Secretaria de Saúde. “Elas podem identificar que tipo de medida precisa ser adotada em parceria direta com as unidades de Atenção Básica, que funcionam como o pulmão desse organismo”, explicou.

Miguel comunicou que estabeleceu com essas unidades a importância dos atos em conjunto. Para isso, é crucial aglutinar as tarefas sem que a hierarquia prejudique o desempenho das ações. Concluiu que deve haver confiança e uma reestruturação dos afazeres e “mais do que reorganizar, deve-se reutilizar o que vem sendo feito. E Principalmente, valorizar cada função, cada atividade realizada, e cada profissional”.

Em sua fala, o secretário enfatizou que esse momento crítico para a saúde mundial exige estudo para manutenção do controle da pandemia na região Centro-Oeste do Estado.

Além disso, a Administração Municipal deve mapear as áreas de maior risco para contaminação e elaborar estratégias de preservação da saúde dos profissionais que atuam diretamente com o vírus. Conforme o Dr. Miguel, os profissionais de saúde estão mais propensos a transmissão e contaminação por Covid-19.

“Vejo que as pessoas aderiram ao uso máscara em todos os lugares. Isso é mais do que fazer o certo, é fundamental para aumentarmos o número de pessoas protegidas. E assim podemos avaliar se, daqui pra frente, o melhor será fechar tudo ou se podemos continuar a abrir”, observou.

O prefeito elogiou a disposição do novo secretário que acompanha a situação do Coronavírus em Tupã desde o início da pandemia, pois era o representante da Santa Casa no Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus. “Dr. Miguel sempre foi um dos membros mais participativos do Comitê, e como já vinha colaborando, isso facilitou muito o andamento dos trabalhos”, disse o prefeito.

Caio também citou o bom comportamento dos comerciantes e munícipes no cumprimento das normas de segurança que viabilizam o retorno das atividades econômicas. “Em reunião com os fiscais e vigilantes, posso afirmar que até o momento não houve aplicação de multa, e se algo passou despercebido, estamos corrigindo em tempo de fazer a fiscalização e as orientações de modo adequado”, comentou.

Segundo Caio, ações mais intensas e efetivas foram planejadas para este sábado (16). Prefeito e secretário finalizaram afirmando que o futuro da Saúde em Tupã será pautado na prevenção para os cidadãos e para as equipes responsáveis pelo atendimento especializado.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.