Pesquisar
Close this search box.

Segunda etapa de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe termina nesta sexta-feira, dia 8. Todas as pessoas inclusas no grupo prioritário desta etapa devem procurar qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) das 13h às 16h30.

Esta etapa é focada em membros das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Além de indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos e trabalhadores portuários também devem receber a vacina. Segundo a chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri, o Dia D da campanha, previsto para este sábado (9), foi cancelado.

 “O Ministério da Saúde cancelou o Dia D da Campanha de Vacinação, previsto para ocorrer neste sábado (9), com o objetivo de evitar a aglomerações de pessoas nos postos de saúde. Então, é importante que o público-alvo compareça nas unidades até esta sexta-feira”, explicou.

Ela ressaltou que a população deve estar com um documento de identificação. “Todas as pessoas que pertencem ao público-alvo devem ser imunizados. Lembrando que para receber a vacina, é fundamental que a pessoa leve o cartão do SUS e um documento de identificação, de preferência, a carteira de vacinação”, frisou.

Juliana ainda lembrou que a campanha de vacinação foi adiantada pelo Ministério da Saúde para facilitar o diagnóstico do novo Coronavírus. “Com a população imunizada contra a influenza, o profissional de saúde pode descartar esse diagnóstico do paciente, facilitando a identificação de casos do novo Coronavírus”, explicou.

A chefe do setor de Vigilância Epidemiológica também esclareceu que a vacina contra a influenza não protege contra o Coronavírus e sim contra os vírus do tipo influenza (como o H1N1), que também atingem a população e pode ocasionar complicações.

 “A vacina não protege contra o novo vírus, mas é uma das principais formas de prevenção contra a influenza, que também pode trazer complicações para a saúde das pessoas. Por isso, nossas salas de vacinação estão abastecidas com a vacina para imunizar o público-alvo desta etapa”, concluiu.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.