Óticas que atendem consumidores clínicos podem retomar atendimentos

As óticas da cidade que atendem consumidores clínicos poderão reabrir as portas e retomar os atendimentos a partir desta terça-feira (14/04). De acordo com o prefeito Caio Aoqui, o Comitê Municipal de Gerenciamento Emergencial para Enfrentamento do COVID-19, considerou que as óticas se enquadram na mesma situação de essencialidade que outros estabelecimentos na área da saúde, o que permite seu funcionamento durante a quarentena para evitar a propagação do Coronavírus.

O prefeito ressaltou ainda que apesar da autorização para retomar os atendimentos, a resolução 005/2020 estabelece que as óticas devem seguir medidas preventivas, como autorizar a entrada de uma só pessoa por vez e a utilização de máscaras de proteção por todos os funcionários.

As óticas também deverão fornecer álcool gel 70% aos funcionários e aos consumidores, em recipientes separados. A resolução prevê ainda que as óticas deverão atender demais instruções higiênico-sanitárias que vierem a ser emitidas pelo Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde ou quaisquer outros órgãos oficiais de saúde.

Vale destacar que a autorização para reabertura é apenas para as óticas que prestam atendimento de consumidores clínicos, ou seja, que utilizam artifícios ópticos com prescrição oftalmológica.

Já as óticas que comercializem apenas óculos ou adereços estéticos vão continuar com o atendimento presencial suspeito, obedecendo ao Decreto Estadual 64.881, podendo manter apenas suas atividades internas, ou atender no sistema de entrega e retirada dos produtos no estabelecimento, em área externa.

Caso a resolução seja descumprida o estabelecimento infrator poderá ser enquadrado na Lei Federal 6.437, de 20 de agosto de 1977, que tipifica como infração o descumprimento de “atos emanados das autoridades sanitárias competentes visando à aplicação da legislação pertinente”.

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.