Pesquisar
Close this search box.

Escute uma música em 8D

Som 8D usa técnicas de edição e fones de ouvido para simular som que parece vir de diferentes direções — Foto: Marlon Câmara/TechTudo

Entenda como funciona e o que você precisa para curtir músicas 8D

Música 8D é um estilo de áudio que causa a sensação de direção e movimento no espaço. A canção Hallelujah, por exemplo, apareceu em grupos de Whatsapp nos últimos dias. A versão da banda Pentatonix e outros grupos pelo YouTube, chamam atenção pelas várias vozes reproduzidas de diversos lados.

Para chegar nesse resultado, são necessárias determinadas técnicas de edição, e o efeito aparece melhor em fones de ouvido com som estéreo.

Confira a seguir cinco perguntas e respostas sobre músicas 8D e saiba a melhor maneira de ouvir áudios do tipo

O que é música 8D?

Músicas 8D são amostras de som que levam a uma maior imersão, utilizando efeitos para causar a sensação de que os sons estão sendo reproduzidos em diversas direções. Isso acontece por meio de técnicas de mixagem feitas nos canais originais da gravação, dando um aspecto tridimensional.

Ao ouvir áudios 8D, é possível sentir o eco, a distância e a direção dos sons, como se o usuário estivesse em uma apresentação ao vivo.

Onde encontrar música 8D?

É possível encontrar música 8D no YouTube principalmente, mas outros canais de streaming de som, como o SoundCloud, também oferecem algumas amostras. Há ainda artistas que se dedicam à criação de som com esse tipo de efeito, como o próprio grupo Pentatonix.

No YouTube, o canal 8D Tunes é especializado nesse tipo de conteúdo e reúne produções de vários estilos de artistas do mundo tudo. Além disso, é possível encontrar também músicas de artistas famosos reeditadas para oferecer a sensação de som 8D, como Bohemian Rhapsody, do Queen.

Áudio 8D é diferente de áudio 3D?

A rigor, não há diferença técnica entre as duas ideias, já que ambas buscam simular a propagação de som de forma direcional por meio de técnicas de gravação, mixagem e efeitos de edição.

Mas, em geral, o som 8D é obtido por meio de técnicas de edição, utilizando ferramentas de software. Já o som binatural ou 3D, embora não dispense o uso de técnicas de pós, tem uma relação mais direta com os processos de gravação.

Por que é melhor ouvir música 8D em fones de ouvido?

Basicamente, fones passam melhor a sensação de direção, já que reproduz de modo estéreo, facilitando a variação nos dois lados. A reprodução do som 8D em alto-falantes convencionais pode dificultar essa percepção.

Para sentir a diferença, reproduza a mesma música com proposta 8D em uma caixa de som e em um fone de ouvido.

Qualquer fone pode reproduzir músicas em 8D?

Qualquer fone de ouvido dá conta de reproduzir som em 8D — Foto: Divulgação/Drop

Fones de ouvido de segmentos mais premium vão reproduzir som de melhor qualidade e com maior riqueza de detalhes.

Apesar disso, um ponto interessante de músicas 8D é que, para experimentar o efeito, não é necessário nada muito sofisticado ou caro. Portanto, qualquer fone pode passar a experiência espacial desse estilo.

Ouviu com fone de ouvido? Vale a pena conferir!

Fonte: TechTudo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.