Vacinação retorna sexta-feira (27) com mais 4.000 doses – Idosos atendidos pelas Unidades Saúde da Família serão vacinados contra gripe em casa

1ª etapa da vacinação, que atende idosos e trabalhadores da saúde, será retomada nesta sexta-feira

A Prefeitura de Tupã vai retomar nesta sexta-feira (27) a 1ª etapa da campanha de vacinação contra a gripe, que atende os grupos prioritários formados por Idosos e Funcionários da Saúde.

A meta nesta primeira fase é vacinar 10.982 idosos e 3.156 profissionais de saúde.  A campanha foi iniciada nesta segunda-feira, mas devido à grande procura as vacinas se esgotaram no mesmo dia.

A Secretaria Municipal da Saúde está recebendo novo lote de 4.000 doses da vacina, através da Diretoria Regional de Saúde em Marília. As vacinas serão distribuídas entre as unidades de saúde da cidade e distritos e estarão à disposição dos idosos e funcionários da saúde a partir desta sexta-feira.

Para garantir a vacinação sem agravar os riscos de contaminação pelo coronavírus, a Secretaria de Saúde estará realizando, também a partir desta sexta-feira, a vacinação em domicílio dos idosos cadastrados nas Unidades Saúde de Família (USFs), além de priorizar as instituições que atende os idosos.

Ao determinar a realização da vacinação domiciliar para os idosos que residem nas áreas de USFs, o prefeito Caio Aoqui atende à solicitação do vereador Amauri Mortágua, que apontou a necessidade da medida para garantir a imunização deste grupo prioritário.

Além disso, os profissionais da saúde que ainda não receberam a dose de vacina contra a gripe deverão procurar o Centro de Saúde I, postos de saúde da Vila Formosa e da Vila Abarca, também no período das 9h às 16h, para receber a vacina. Para ser imunizado é importante levar comprovante do local de trabalho.

A Secretaria de Saúde informa também que em caso de esgotamento destas novas doses, outras remessas deverão ser enviadas pela Regional de Saúde. Para ampliar o atendimento dos grupos prioritários, nas próximas remessas de vacina será dada atenção especial aos idosos que residem na região central, onde não há unidades de Saúde da Família. Como as unidades básicas de saúde não contam com o mapeamento dos idosos, a Secretaria de Saúde montará postos de vacinação itinerantes em praças e escolas, garantindo o imunização deste público que reside em áreas que não são atendidas por unidades de Saúde da Família.

A Secretaria de Saúde pretende de forma gradativa e com segurança, evitando aglomerações nas unidades, atingir todo os grupos prioritários desta primeira fase até o dia 16 de abril.

Campanha

Vale lembrar que neste ano o Ministério da Saúde dividiu a campanha em três etapas. A primeira, iniciada nesta segunda-feira, atende exclusivamente idosos e trabalhadores da saúde.

A segunda seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril, com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Já a terceira e última fase da vacinação, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas povos indígenas, e população privada de liberdade.

É importante destacar que as pessoas que pertencem aos grupos prioritários respeitem o cronograma de vacinação e procurem os postos de saúde somente no período em que será imunizado. Neste ano a campanha de vacinação contra gripe foi antecipada de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos. Justamente por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

CALENDÁRIO DA VACINAÇÃO CONTRA GRIPE
ETAPAS INÍCIO GRUPOS PRIORITÁRIOS
1ª Etapa 23/03/2020 Idosos acima de 60 anos Trabalhadores da área da saúde
2ª Etapa 16/04/2020 Professores Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais Forças de segurança e salvamento
3ª Etapa 09/05/2020 Crianças de 6 meses a menos de 6 anos Gestantes Puérperas (até 45 dias após o parto) Povos indígenas Privados de liberdade Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas Funcionários do Sistema Prisional Adultos de 55 a 59 anos

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.