Em carta ao prefeito, Amauri reitera importância da vacinação de idosos em domicílio

Para o vereador, medida não implicaria em gastos significativos e teria grande impacto na saúde pública diante da ameaça do coronavírus

O vereador Amauri Mortágua reiterou na tarde de segunda-feira (24) a importância de manter as pessoas em casa face aos riscos de contágio pelo coronavírus. Autor da propositura que pede à Prefeitura que realize a vacinação de idosos em domicílio, o parlamentar destacou que o fato de as doses terem se esgotado no primeiro dia mostra que, diante do cenário de preocupação, muitas pessoas com idade acima de 60 anos, que integram o considerado grupo de risco, deixaram suas residências para se deslocar até uma unidade de saúde e receber a imunização contra influenza.

“Estamos em contato com o prefeito Caio Aoqui para que ele efetive o programa de vacinação móvel, que atenderia aos idosos sem que eles tivessem que se expor ao risco de sair de casa, atendendo o que é recomendado por autoridades de saúde de todo o mundo”, detalhou o vereador, que em carta enviada ao chefe do Executivo tupãense na segunda-feira, reiterou o pedido.

No documento, o vereador dá detalhes sobre como seria realizada a vacinação móvel: “com programação por região da cidade, previamente e amplamente anunciada, de acordo com as inscrições, de tal forma que deixaria as pessoas confortáveis nas suas expectativas e confiantes na providência. Sem aglomerações e sem pânico, por receio de que não haverá mais vacina, como ocorre hoje, cujo estoque inicial acabou já no primeiro dia, frustrando muitos idosos que foram até os locais e não conseguiram se vacinar. Terão que sair de casa mais vezes, até encontrar vacina”, destacou.

“A vacinação Drive Thru não atende a todos, porque grande parte dos idosos não tem veículo ou quem possa levá-los ao posto de vacinação. A vacinação domiciliar permitiria mais racionalidade e previsibilidade quanto ao estoque, vez que sua aplicação seria dosada, de forma a propiciar maior controle do estoque e antecedência em relação a necessidade de solicitar novos lotes. Não se justifica a recusa, sob nenhum aspecto lógico”, argumentou Amauri.

Ele destacou que vários municípios, menores e maiores que Tupã, adotaram a ideia e estão conseguindo realizar a vacinação com sucesso. “É certo que em grandes cidades talvez não seja possível a implantação da medida, mas aqui, com boa vontade e atitude, o sistema é viável. Não há gastos extras significativos e os riscos para a saúde das pessoas são minimizados. Os benefícios aos idosos e pessoas de risco são consideráveis, conforme elencados na indicação. Isto é comprovado pela enorme aprovação da ideia junto à população tupãense”, argumentou ainda o vereador, no documento enviado ao prefeito.

“Realmente não há explicação plausível para a não implantação da Vacinação Domiciliar para Idosos, neste momento, principalmente porque, nestes dias, a vacinação se destina majoritariamente a idosos”, acrescentou Amauri. “De fato, se não quiser considerar nenhum dos argumentos já expendidos, analise por este aspecto didático, vez que, se o idoso pode sair de casa para vacinar, porque é uma necessidade, também pode sair para comprar remédios, adquirir alimentos, receber aposentadoria e atender inúmeras outras necessidades básicas. Os idosos, a cidade, os filhos e os netos agradecerão”, concluiu o vereador.

Leia a íntegra da carta enviada ao prefeito:

Prefeito Caio:

Retorno para insistir na ideia da vacinação em casa de idosos e pessoas de risco.

Isto seria realizado com programação por região da cidade, previamente e amplamente anunciada, de acordo com as inscrições, de tal forma que deixaria as pessoas confortáveis nas suas expectativas e confiantes na providência.

Sem aglomerações e sem pânico, por receio de que não haverá mais vacina, como ocorre hoje, cujo estoque inicial acabou já no primeiro dia, frustrando muitos idosos que foram até os locais e não conseguiram se vacinar. Terão que sair de casa mais vezes, até encontrar vacina.

A vacinação Drive Thru não atende a todos, porque grande parte dos idosos não tem veículo ou quem possa levá-los ao posto de vacinação.

A vacinação domiciliar permitiria mais racionalidade e previsibilidade quanto ao estoque, vez que sua aplicação seria dosada, de forma a propiciar maior controle do estoque e antecedência em relação a necessidade de solicitar novos lotes.

Não se justifica a recusa, sob nenhum aspecto lógico.

Cidades menores que Tupã e cidades de porte maior adotaram a ideia e está tudo calmo e sob controle.

É certo que em grandes cidades talvez não seja possível a implantação da medida, mas aqui, com boa vontade e atitude, o sistema é viável

Não há gastos extras significativos e os riscos para a saúde das pessoas são minimizados.

Os benefícios aos idosos e pessoas de risco são consideráveis, conforme elencados na indicação. Isto é comprovado pela enorme aprovação da ideia junto à população Tupãense.

Realmente não há explicação plausível para a não implantação da Vacinação Domiciliar para Idosos, neste momento, principalmente porque, nestes dias, a vacinação se destina majoritariamente a idosos.

Enquanto se aguarda a chegada de novo lote, insisto, em nome da população, que, ao reiniciar a vacinação, ela seja realizada de maneira a vacinar os idosos em suas residências.

É o mais sensato, para não expô-los a riscos maiores do que a natureza já lhes reserva,   ao mesmo tempo em que a Prefeitura estaria dando mais crédito à propria recomendação de que devem ficar em casa.

De fato, se não quiser considerar nenhum dos argumentos já expendidos, analise por este aspecto didático, vez que, se o idoso pode sair de casa para vacinar, porque é uma necessidade, também pode sair para comprar remédios, adquirir alimentos, receber aposentadoria e atender inúmeras outras necessidades básicas.

Os idosos, a cidade, os filhos e os netos agradecerão.

Pense nisto. Aguardamos sua decisão

Tupã, 23 de março de 2020.

Sds

Vereador Amauri Mortágua.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.