Pesquisar
Close this search box.

Saiba como funcionarão os serviços municipais devido ao Coronavírus

Prefeitura também emitiu decreto com esclarecimentos sobre as medidas para instituições públicas e privadas

​Devido à pandemia do novo coronavírus (COVID – 19), a determinação do Ministério da Saúde é que as pessoas evitem aglomerações, redobrem os hábitos de higiene e aumentem a frequência de limpeza em espaços públicos e privados. Pensando nisso, a Prefeitura de Tupã adotou diversas medidas preventivas para evitar a proliferação da doença na cidade.

​Segundo a Administração, escolas, eventos culturais e esportivos, serviços socioassistenciais e atendimentos médicos são locais e realizações que recebem uma grande quantidade de pessoas e, por isso, estes serviços passarão por algumas mudanças. O prefeito Caio Aoqui enfatizou que todas as medidas preventivas são adotadas para preservar a saúde pública.

​ “Todo o país está em alerta e em Tupã não é diferente. Apesar de nenhum caso confirmado da doença, é importante adotarmos todas as medidas preventivas preconizadas pelo Ministério da Saúde, para preservar a saúde pública de nossa cidade. Por isso, pedimos a colaboração da população para evitar a proliferação deste vírus”, destacou.

Educação

​As atividades de todas as instituições municipais de ensino: creches, pré-escolas e escolas de ensino fundamental, ficam suspensas por prazo indeterminado.

Esta medida também inclui o projeto Escola de Segundo Turno.

Esporte e Recreação

​Todos os eventos esportivos, viagens de participação emcompetições em outras localidades e atendimentos nas Academias Municipais de Esportes (AMAEs) foram suspensos por tempo indeterminado.

Cultura e Turismo

​Todos os eventos culturais e sociais agendados pela Secretaria Municipal de Cultura, além dos projetos culturais,como Oficinas Culturais de Tupã, Quinta com Arte, FeirArt, Universo Cultural, entre outros; e atendimentos nos museus municipais, ficam suspensos por tempo indeterminado.

Os atendimentos da Biblioteca Municipal também serão paralisados, abrindo somente para receber os livros de empréstimos feitos nos últimos dias.

Saúde

​Os horários estendidos no Centro Odontológico Municipal (COM) e nas Unidades Básicas de Saúde (devido à Campanha “Mês da Mulher”) serão suspensos por tempo indeterminado.

Portanto, apenas serão realizados atendimentos apenas durante os horários normais (das 7 às 17 horas).

​Além disso, o secretário municipal de Saúde, César Donadelli, orientou a população a procurar as unidades de saúde mais próximas de suas residências antes de se dirigirem à Santa Casa de Misericórdia de Tupã e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para evitar a superlotação nestes locais. 

​“Sabemos que este é um momento difícil em todo o mundo, mas juntos e tomando todas as medidas preventivas, venceremos este desafio. Por isso, pedimos a colaboração da população para que procurem suas unidades de saúde, já que os profissionais destas locais são devidamente capacitados para atenderem os munícipes”, disse.

Assistência Social

​As atividades do projeto Jovem Talento, Escola Profissionalizante, Núcleo de Apoio à Terceira Idade (NATI) e dos grupos de idosos, crianças e adolescentes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), estão suspensas por tempo indeterminado.

O que é o novo Coronavírus ou COVID-19

​O novo Coronavírus (COVID-19) faz parte de uma família de vírus que causam infecções respiratórias. A doença foi descoberta no final de dezembro de 2019, após casos registrados na China.

Os principais sintomas são comuns de uma gripe, como tosse, febre e dificuldade para respirar. Porém, não se engane e adote todas as medidas de prevenção.

​Apesar de poucas informações sobre o novo Coronavírus, o Ministério da Saúde recomenda que a população reforce todos os bons hábitos de higiene, como sempre manter as mãos limpas (com água e sabão ou álcool em gel de concentração de pelo menos 60%), cobrir a boca ao tossir e espirrar (com a dobra do cotovelo ou lenços descartáveis) e manter distância de pelo menos 2 metros de quem estiver tossindo e espirrando.

​Além disso, é importante que a população se mantenha em ambientes ventilados e evite aglomerações.

Os principais grupos de risco são: idosos (acima de 60 anos), fumantes, asmáticos, pessoas com doenças do coração e diabéticos.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.