Pesquisar
Close this search box.

Como se proteger do coronavírus quando houver alguma pessoa doente em casa

Imagem: Getty Images

Uma realidade que está mais próxima do que nunca

Para quem foi infectado pelo novo coronavírus, mas tem sintomas leves, a recomendação é ficar em isolamento em casa. Atualmente, o prazo máximo é de 14 dias, porém esse tempo pode ser prorrogado se exames comprovarem que o risco de transmissão permanece ou se os sintomas se agravarem.

Obviamente, conviver com indivíduos infectados aumenta o risco de contaminação. É por isso que alguns cuidados são extremamente necessários, justamente para evitar que as pessoas saudáveis da casa se contaminem.

Como o infectado deve se isolar dentro de casa

O indivíduo contaminado deve ficar em um cômodo exclusivo para ele. Esse quarto deve ser ventilado, portanto é importante que uma janela esteja sempre aberta. Já a porta, deve se manter fechada.

O ideal seria que esse paciente tivesse um banheiro só para ele também. Se não for possível, toda vez que ele tiver que sair do quarto, precisa usar uma máscara e higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel antes de tocar em objetos.

Lixo e roupas

O infectado deve ter um lixo no cômodo em que está isolado, para descartar resíduos e até máscaras e luvas, sempre que forem usadas.

O lixo deve ser isolado em um saco plástico e lacrado após o uso. No caso de quem for coletar o saco, é preciso usar luvas antes descartá-lo e jogar as luvas fora na sequência. As mãos devem ser lavadas em seguida.

A limpeza deve ser feita diariamente Imagem: Getty Images

Na hora de lavar as roupas, as peças devem ser colocadas em um cesto exclusivo, que deve ser pego com luvas por outras pessoas e despejado na máquina de lavar.

Sobre a separação das roupas do infectado das dos outros moradores, os médicos se dividem. Enquanto alguns acham que a água e o sabão da máquina são necessários para a eliminação do vírus, outros acham que é melhor não confiar se a lavagem da máquina é eficaz. Para garantir, melhor manter as peças do infectado separadas.

Limpeza

A limpeza do cômodo do infectado e do banheiro usado por ele devem ser feitas diariamente. O responsável pela limpeza deve usar máscara e luvas e desinfetar maçanetas, torneiras, interruptores, teclados, mesas, cadeiras, vaso sanitário etc.

No caso das louças, o ideal é que o infectado tenha objetos exclusivos, que não são compartilhados. Elas também devem ser lavadas com luvas descartáveis.

Invista nestes produtos para higienizar ambientes e matar o coronavírus:

  • Água sanitária
  • Desinfetantes em geral
  • Limpadores multiuso com cloro
  • Limpadores multiuso com álcool
  • Álcool de limpeza (líquido)
  • Detergente Sabão.

Fontes: Alexandre Naime Barbosa, infectologista chefe do departamento de infectologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e consultor da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia); Jorge Sampaio, microbiologista do Fleury Medicina e Saúde e Raquel Muarrek, infectologista da Rede D’Or. UOL VIVA BEM

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.