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Aula inaugural de robótica aconteceu segunda-feira (9) no IFSP de Tupã

Projeto-piloto conta com 20 alunos e oferece conhecimento gratuito no contraturno escolar

No dia 9, segunda-feira, o Instituto Federal de Tupã realizou a aula inaugural do curso de robótica, oferecido gratuitamente por meio de uma parceria entre Prefeitura de Tupã, Instituto Federal e Câmara Municipal. O projeto-piloto trabalha conceitos multidisciplinares, complementa o ensino no contraturno escolar e atende 20 alunos com idades entre 8 e 10 anos.

As aulas são ministradas semanalmente no Instituto Federal, por professores da instituição. Os kits de peças para a montagem dos robôs foram cedidos pela Prefeitura de Tupã. Ao todo, o curso durará 30 horas, com cada aula durando 1h30. A previsão é que o curso se expanda para atender mais alunos nos próximos semestres.

O aluno João Gabriel, de 10 anos, informou que gostou da ideia, e que com os conhecimentos obtidos, poderá ajudar o planeta por meio da tecnologia. “Sempre gostei de robôs e quis tentar montar. Esta oportunidade faz com que a gente aprenda cada vez mais e possa ajudar o planeta com a tecnologia”, disse.

O professor de computação, Leandro Albuquerque, destacou que é uma satisfação receber estas crianças, iniciando um projeto-piloto voltado para o ramo da robótica. Leandro ainda enfatizou que 1 robô será construído semanalmente pelas crianças, aplicando os conceitos de robótica junto aos conceitos aprendidos na escola.

“Robótica é um aprendizado multidisciplinar, que complementará os conceitos aprendidos nas escolas. Na aula inaugural, preparamos alguns exemplos de robôs para despertar a vontade e desejo de aprender sobre a robótica. Os alunos aprenderão princípios básicos para construir estes equipamentos, tais como: lógica, programação, funcionamento de sensores e motores e outros”, informou.

O professor responsável pelas Escolas de Segundo Turno, Ricardo Amado, destacou que esta é uma forma de atender a uma demanda de ensino, além de complementar os cursos relacionados à computação. Ricardo ainda destacou que o curso é ministrado em um ambiente adequado e por professores de alto nível, produzindo um ensino de qualidade.

“Existem crianças que preferem atividades esportivas, outras gostam mais de atividades artísticas e ainda outras que preferem atividades voltadas à computação. Este curso busca oferecer uma nova opção de modalidade para aprendizado no contraturno escolar. As aulas são ministradas em laboratórios de qualidade e por professores especialistas, com um amplo currículo e experiências na área; favorecendo o aprendizado da população”, apontou.

Marcos Leite, diretor do Instituto Federal de Tupã, agradeceu aos integrantes da parceria, salientou o objetivo da instituição e apontou que ações como estas promovem o desenvolvimento tecnológico da região. Marcos ainda destacou que o Instituto é uma instituição com viés tecnológico que pode atender alunos de várias faixas etárias.

“Agradeço ao secretário de Educação, Valdir Berti; e ao prefeito Caio Aoqui, pela possibilidade de atender a sociedade, transferindo conhecimento para a população. Ações como estas são perfil de nossa instituição, fortalecendo e difundindo o conhecimento. Preparamos os alunos para não apenas consumir, mas aprender a produzir e criar tecnologias”, enfatizou.

Representando o Legislativo, o vereador Paulo Henrique Andrade destacou que a população precisa entender que a tecnologia não é apenas o futuro, mas também o presente. Ele agradeceu ao secretário de Educação, diretor do Instituto Federal e ao prefeito Caio Aoqui pela oportunidade oferecida neste curso.

“As crianças precisam entender que a tecnologia não é só o futuro, mas também o presente. Os professores deste curso mostram que a tecnologia chegou e traz desenvolvimento para o município. Agradeço ao secretário Valdir Berti; ao diretor do Instituto Federal, Marcos Leite e ao prefeito Caio Aoqui, por oferecerem este curso de robótica voltado a crianças”, agradeceu.

O secretário municipal de Educação, Valdir Berti, destacou que é uma satisfação anunciar este curso, que foi idealizado e planejado há alguns meses, junto ao Instituto Federal. Valdir ainda destacou que a modalidade será uma nova alternativa aos cursos já oferecidos pela Prefeitura.

“Há algum tempo planejávamos este curso, estive conversando com o professor Marcos Leite e professor Leandro, debatendo a viabilidade desta iniciativa e é uma satisfação muito grande anunciar o início destas atividades. Esta realização oportuniza o acesso ao conhecimento e equipamentos. Convivemos com eletrônica, robótica, automação e muitos outros recursos da tecnologia e este curso possibilitará não apenas o contato, mas a criação e programação”, salientou.

Representando o chefe do Executivo, o secretário municipal de Relações Institucionais, Lucas Hatano, enfatizou que este curso é um exemplo de resultado da união de forças entre o Legislativo, Executivo e instituições. Hatano ainda destacou que o conhecimento de computação atualmente é um diferencial, porém poderá ser um requisito básico de educação em um futuro próximo.

“Este é um grande passo para a educação. Precisamos estimular o acesso a estas habilidades. Hoje estes conhecimentos são diferenciais, mas em breve poderão ser básicos. O acesso a estes saberes é transformador na vida destas crianças. A educação pode transformar a vida de um indivíduo, por isso estas iniciativas nos inspiram”, comentou.

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