Pesquisar
Close this search box.

Recém-nascido engasga e é salvo por Policial Militar – ele explica como agir nesses casos

Por volta das 19:45h de sexta-feira (31) na cidade de Tupã, um recém-nascido engasgou com leite materno e seus pais entraram em desespero porque ele não conseguia respirar. A mãe lembrou que seu vizinho era um Policial; treinado para esse tipo de situação e correu pedir ajuda.

Por sorte o Soldado Cortez, da Polícia Militar, estava em casa, era seu período de descanso e prontamente foi socorrer a família.

No local ele se deparou com o recém-nascido já com as mãozinhas arroxeadas e imediatamente iniciou a Manobra de Heimlich até desengasgá-lo.

O Resgate chegou e encaminhou o recém-nascido já respirando para o Hospital São Francisco onde ficou sob observação médica de rotina.

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por alimento ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a respiração.

O Policial Militar esclareceu que embora o nome pareça complexo, a manobra é simples e pode ser efetuada por qualquer pessoa em momento de emergência. E que a divulgação desse tipo de ocorrência é interessante para auxiliar possíveis casos futuros que possam ocorrer, já que não é incomum recém-nascidos, bebês, crianças se engasgarem e este procedimento deve ser feito o mais rápido possível.

O Soldado Cortez orientou também que sempre deve ser solicitado o auxílio do Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, que eles vão providenciar o apoio e informar sobre os procedimentos que devem ser executados.

O que fazer em caso de bebê engasgado

O primeiro passo é deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido.

Caso contrário, e ela continuar engasgada, deve-se incliná-la, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas suas costas.

Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax da criança, na região entre os mamilos.

Treinamento Policial

O Soldado Cortez da Polícia Militar atua na cidade de Iacri, que pertence a 2ª Companhia de Tupã e abrange as cidades de Tupã, Bastos, Iacri, Queiroz, Arco-Íris, Herculândia, Quintana, Rinópolis, Parapuã, Quatá e Borá.

Ele destacou que o Comandante Tenente Butarelli e o Sargento Tenório prezam que os Policias estejam em constante treinamento, preparados para agir nos mais diversos tipos de ocorrência e que esse apoio faz toda a diferença.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.