Pesquisar
Close this search box.

Você jogou bets?

Uma divertida brincadeira de rua que foi muito praticada na infância dos tupaenses foi o Bets, também conhecido por taco. 

Parece baseball, mas é um jogo de rua descendente do cricket britânico que tem o objetivo de rebater a bola lançada pelo jogador adversário, sendo que durante o tempo em que o adversário corre atrás da bola, a dupla que rebateu deve cruzar os betes ou tacos fazendo assim um ponto cada vez que cruzam os tacos.

Como não havia regra fixa, cada rua ou bairro fazia sua própria regra. 

O jogo era disputado por duas duplas, mas reunia a rua toda para brincar. 

Para jogar era só arrumar dois tacos de tamanho médio que podiam ser feitos com cabo de vassoura ou sarrafo de madeira, duas casinhas que as crianças usavam garrafas plásticas, tripé de madeira, latas de óleo ou de refrigerante, além de uma bola de borracha que geralmente era uma velha bola de tênis.

Fotos: Guilherme Andreoli (Guizão) e Gabi Fonseca (Rádios Tupã e Nova Tupã).

Um jogo típico de cidades do interior, quando nas ruas não passavam muitos carros. Era praticado nas ruas, em campos abertos, em quadras, no chão batido e sem nenhum equipamentos de segurança, com grandes riscos principalmente com os tacos ou quedas durante as corridas. Alguns participantes jogavam descalços e ficavam sem o “tampo do dedo”. 

Uma estratégia para conseguir os tacos era ao invés de tentar acertar a casinha, tentar acertar o jogador com um tiro direto (arremesso da bolinha direto no jogador). Essa realmente era uma brincadeira raiz, praticada ao ar livre e que exigia bom condicionamento físico, rapidez e reflexo, bem diferente das brincadeiras atuais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Marcio Jorge

Marcio Jorge

Marcio Jorge é formado em Direito, Inglês e Mecânica de Motos. É apreciador de motos de alta cilindrada, viagens, música, cerveja e é colecionador de cachaças!

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.