
Os Três Reis Magos, também conhecidos como “Santos Reis” na verdade não seriam reis e talvez não fossem três. Na Bíblia, eles foram mencionados apenas no Evangelho segundo Mateus não tendo o número especificado, podendo ser três, quatro, doze ou até mais.
Na história que nos é contada todo Natal desde a infância, diz-se três pela variedade de presentes oferecidos: ouro, incenso e mirra e não há relatos bíblicos sobre o nome dos magos que seriam: Melchior, Baltasar e Gaspar.
Conta-se que os Três Reis Magos seriam pessoas que visitaram Jesus Cristo, o Rei dos Judeus após seu nascimento trazendo-lhe presentes e que seriam astrólogos ou astrônomos pois viram uma estrela e foram em direção à região onde nasceu o menino Jesus.
No trajeto, os Três Reis Magos, seguindo a estrela se perderam e foram parar no palácio do cruel Rei Herodes, que desejava a morte de Jesus.
Até se localizarem e acharem o local onde estava a menino Jesus já havia se passado algum tempo devido à distância percorrida e assim a tradição Cristã atribui a visitação dos Magos ao dia 06 de janeiro, conhecido como Dia de Reis, data que comemoramos até hoje com a Folia de Reis e que em muitas casas se desmonta a árvore de natal.
Graças aos Três Reis Magos temos a tradição de trocar presentes no Natal e toda essa tradição em celebrar o nascimento de Jesus, inclusive com a montagem do presépio que é o local da natividade.
No presépio, Jesus está com São José, seu pai e com a Virgem Maria, sua mãe, além de um boi e um burro pois o menino Jesus, pobrezinho nasceu em uma manjedoura destinada à alimentação de animais.
