Pesquisar
Close this search box.

Confirmado 4º caso de Sarampo em Tupã

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou nesta segunda-feira (11) o quarto caso de sarampo em Tupã. O paciente, uma criança de 1 ano e 1 mês, do sexo masculino, apresentou quadro de febre no dia 3 de outubro e de enxatema (erupções cutâneas vermelhas em uma região específica ou por todo o corpo) no dia 7 de outubro.

A criança passou por atendimento em um consultório particular, sendo notificado como caso suspeito de sarampo. Foi constatado que devido à idade ele havia recebido apenas uma dose da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba). Vale lembrar que a primeira dose é ministrada com 12 meses e a segunda, com 15 meses.

Ele foi submetido a vários exames, que foram encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz de Marília. Seguindo o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, assim que a suspeita foi notificada a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica e da rede de Atenção Básica, realizou ações de bloqueio vacinal no prazo de 72 horas, abrangendo os contatos da criança, tanto domiciliares, pessoas presentes na sala de espera do consultório médico, quanto na creche em que estuda.

Nesta segunda-feira o Instituto Adolfo Lutz divulgou a confirmação laboratorial, apontando quadro positivo para sarampo. Este é o quarto caso da doença confirmado neste ano em Tupã.

A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que as medidas de prevenção contra a doença continuam sendo intensificadas, através de vacinação nas unidades de saúde para quem está em atraso e intensificação em casos de bloqueio.

É importante ressaltar que a tríplice viral está disponível para pessoas de 1 a 29 anos, que deverão receber duas doses da vacina. Adultos de 30 a 59 anos necessitam de apenas 1 dose. Já pessoas acima de 60 não precisam ser imunizadas.

Além dos quatro casos confirmados, Tupã registrou no ano de 2019 outros 23 casos suspeitos de sarampo, que foram descartados.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.