Diário de Profissão: Comissário de Voo

Preparação

Antes de conseguir um emprego como comissário de voo, há um caminho de estudos teóricos e práticos que começam em escolas especializadas e certificadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). É preciso ter no mínimo 18 anos, ensino médio completo e, de preferência, inglês intermediário.

Concluída a formação, a próxima etapa é fazer o exame da Anac, esse exame conta com 4 blocos, 20 questões cada, cronometrada e são aceitos apenas 4 erros por bloco.

Mike Pardo, na azul desde 2012, de Rinópolis para o mundo

Para me tornar comissário de bordo da AZUL, tive que passar pelo processo seletivo, que por sinal é bastante concorrido. Foram várias etapas, entre entrevistas e avaliações teóricas, psicológicas e médicas. Nessa peneira já fica muita gente.

Superada essa fase, comecei a estudar na Universidade da Azul “UniAzul”. As aulas são intensivas, com matérias de conhecimentos técnicos das aeronaves, emergências gerais como combate ao fogo, primeiros socorros, evacuação da aeronave em 90 segundos, sobrevivência na selva entre outras.

Ser comissário de voo rende a possibilidade de conhecer lugares e culturas diferentes a cada escala, exercitar outros idiomas e ainda ter uma equipe nova a cada viagem.

É ter a certeza de uma vida intensa, cheia de surpresas, descobertas e mistérios. É sair de 40 graus positivos e chegar a temperaturas perto de 0 grau em questão de horas. É ficar na expectativa da próxima escala para saber se vai para Fortaleza, Rio de Janeiro, Porto Alegre ou se tiver a habilitação para os voos internacionais pode ser Portugal, Estados Unidos e Argentina.

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