Pesquisar
Close this search box.

3º Festival de Comida Artesanal será realizado em outubro

Festival de Comida Artesanal

Câmara aprova projeto de lei que inclui evento no calendário oficial

A Câmara Municipal aprovou na sessão desta segunda-feira (30) o projeto de lei dos vereadores Alexandre Scombatti e Charles dos Passos que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município o Festival Comida Artesanal e Sustentabilidade. De acordo com o dispositivo legal, o evento passa a ser realizado semestralmente, nos meses de abril e outubro.

Chegando à sua terceira edição, o festival acontece no próximo domingo (6), na Praça da Bandeira, das 10h às 21 horas, e além de reunir comida de qualidade, produzida de maneira artesanal, apresenta palestras com especialistas de diversas áreas e música ao vivo.

“O evento começou em Tupã, em outubro de 2018. Depois, foi ganhando corpo e já foi realizado em duas cidades da região de São José do Rio Preto, Cedral, em março desse ano, e Uchoa, em agosto”, recorda a jornalista Andréia Fuzinelli, organizadora do festival.

“São produtores de Tupã, São José do Rio Preto, Guapiaçu, Garça, Marília, José Bonifácio, Alto Alegre, Parapuã, Osvaldo Cruz e outras cidades do interior de São Paulo e de Minas Gerais, que oferecem produtos de qualidade selecionada, para degustar no local e também para venda”, destaca.

Para o vereador Charles dos Passos, a realização de eventos deste tipo tem o mérito de dar visibilidade aos pequenos produtores. “O festival favorece o desenvolvimento local à medida que proporciona ao pequeno produtor um ambiente propício para a comercialização e divulgação daquilo que produz de forma artesanal, em pequena escala. O evento coloca em contato quem produz e quem consome. É uma troca interessante que beneficia ambos os lados”, avalia o vereador.

“O festival vai mobilizar mais de 30 produtores de comida artesanal e artesanato sustentável, de vários segmentos, como massas italianas, sorvetess, cervejas, cachaças, carnes especiais, queijos frescos e temperados, cafés e biscoitos, embutidos sem conservantes. É uma oportunidade para que estes empreendedores expandam seus mercados e se consolidem”, acrescentou o vereador Alexandre Scombatti, que também apóia a iniciativa.

Palestras

A 3ª edição do Festival Comida Artesanal e Sustentabilidade conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e, além de comercializar produtos, vai apresentar uma série de palestras.

Entre as oficinas já agendadas está “Harmonização de cervejas artesanais”, com Gláucio Scolari, mestre cervejeiro da empresa Philip Davis, de Guapiaçu, na região de São José do Rio Preto. Ainda no segmento de gastronomia, a instrutora do Senar, Lê Bottaro, de Araçatuba, que é especialista em produtos à base de mel, vai ensinar a fazer vinagre aromatizado, com mel e especiarias. Bottaro que também é mestre saboeira, vai ministrar ainda a oficina “Sabonete líquido de mel”.

O engenheiro agrônomo e paisagista Jonas Esteves, de Osvaldo Cruz, vai ensinar a fazer as kokedamas – técnica japonesa que consiste no cultivo de plantas sem o uso de vasos, que formam arranjos que podem ser suspensos.

O engenheiro elétrico Richard Belotto, da empresa Promater, de Tupã, vai mostrar alternativas para economizar energia e manter instalações elétricas seguras. E o agrônomo Sérgio Urbaneja, de Marília, coordena uma roda de conversa sobre o cultivo de alimentos em espaços urbanos, como praças, por exemplo.

“O foco é aliar a gastronomia com informação e entretenimento, por isso buscamos oferecer uma grade bem diversificada de oficinas e palestras”, resume Andréia Fuzinelli. “É um evento para toda família, com entrada franca e sem restrições”, convida a organizadora.

Serviço:

O que: 3º Festival de Comida Artesanal e Sustentabilidade

Quando: Domingo, 6 de outubro, das 10h às 21 horas

Onde: Praça da Bandeira – Tupã

O Festival faz parte da programação do aniversário da cidade

Os vereadores Charles dos Passos e Alexandre Scombatti: incentivo aos produtores artesanais

Informações

Mais informações podem ser obtidas através do (17) 99624-7866, pelo e-mail festivalcontato@hotmail.com, ou ainda através do facebook.com/festivalcomidaartesanal, ou apelo site www.festival-comida-artesanal.webnode.com.

Confira a programação do dia 6 de outubro:

HORÁRIO OFICINA
13 horas Hortas Urbanas – roda de conversa com Sérgio Urbaneja (hortelão urbano)
15 horas Sabonete líquido de mel Lê Bottaro – mestre saboeira
16 horas Kokedamas – a técnica de plantar sem utilizar vasos Jonas Esteves – Eng. Agrônomo e paisagista
17 horas Vinagre Aromatizado com Mel e especiarias Lê Bottaro – instrutora do Senar
18 horas Harmonização de cervejas especiais Gláucio Scolari – mestre cervejeiro/Philip Davis

Fonte: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.