Pesquisar
Close this search box.

Ações do “Outubro Rosa” estão definidas

População pode solicitar exames de mamografia e papanicolau nos postos de Saúde da Família

Durante o próximo mês, diversas atividades voltadas para a conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e outros tipos de câncer, serão desenvolvidas pela Prefeitura de Tupã dentro da programação de ações do “Outubro Rosa”.

A abertura da campanha, que é realizada pela Prefeitura de Tupã, em parceria com Câmara Municipal, será na próxima terça-feira, dia 1º, às 19 horas, no Buffet Miriam Maria, localizado na Avenida Tamoios, nº 1450. Na cerimônia, serão arrecadados leites integrais e alimentos não perecíveis, que serão destinados ao setor de oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Tupã.

De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Básica de Saúde, Simone Veronez Bauer, todos os postos do programa Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde receberão solicitações para exames de mamografia e papanicolau. Ela disse que serão realizados diversos atendimentos médicos, odontológicos, entre outros, para a população feminina.

“Os postos de saúde do município atenderão em horário especial, justamente para amparar aquelas mulheres que trabalham o dia todo e não possuem tempo para realizar o exame preventivo”, disse.

Simone destacou que a principal meta é fazer com que mais mulheres se conscientizem sobre a importância dos exames preventivos. “É bom lembrar que muitas doenças não dão indícios nas fases iniciais, quando o tratamento é mais rápido eficaz. Por isso, cuidar da saúde depende de atenção e prevenção. Pensando nesta questão desenvolvemos um cronograma diferenciado que contemplará muitas mulheres do município”, enfatizou.

O secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia, ressaltou que o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e atinge principalmente a mulheres acima de 35 anos. “O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher, porém se descoberto em seu estágio inicial, tem até 90% de chance de cura”, destacou.

Já o prefeito Caio Aoqui, ressaltou que a campanha é essencial para levar conscientização sobre a prevenção, diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificação da doença. “Quanto mais falamos sobre o assunto, lidamos melhor com a questão e encontramos apoio. Portanto, a campanha é essencial para levar informações sobre o assunto e promover a saúde e o bem-estar das mulheres do nosso município”, convidou.

Outubro Rosa

O movimento conhecido como “Outubro Rosa” nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.

Horário de atendimento estendido

HORARIOS ESTENDIDOS
LOCAL DATA HORÁRIO
Unidade Saúde da Família Aparícia de Barros – Santa Adélia, na Rua Aníbal Davoli, 345 – Jardim Casari 04/10 17 às 21h
Unidade Saúde Drº Antônio Nunes de Abreu Filho – Jamil Dualibi, na Rua João de Deus Neto, 136 – Jardim Unesp II 04/10 17 às 21h
Unidade Saúde da Família José Antônio Tarifa – Cecap, na Rua Lino Spinardi, 147 – Cecap 07/10 17 às 21h
Unidade Saúde da Família do distrito de Varpa, na Rua Rui Barbosa, 40 07/10 16h às 20h  
Unidade Saúde da Família José Cintas Gutierrez- Distrito de Universo, na Rua Dinamarca, 331 08/10 16h às 20h
Unidade Saúde da Família Mirian Rosely Benito Pimentel – Miroca – Setor B, na Rua Generoso Kuguimoto, 680 – COHAB Antônio Pereira Gaspar 08/10 17h às 21h
Unidade Saúde da Família Catharina Gratton Ribeiro – Parnaso, na Avenida Aristides Dinamarca, 451 10/10 16h às 20h  
Unidade Básica de Saúde Drº Francisco Spadaro Júnior – Abarca, na Rua Tupinambás, 10 A – Vila Abarca   10/10 17h às 21h
Unidade Saúde da Família Vila Independência, na Rua Duque de Caxias, 07 – Vila Independência 15/10 17h às 21h
Unidade Saúde da Família setor A, Rua Gilberto Muccio Mazzei, 100 – Jardim Itaipu 16/10 17 às 21h
Unidade Saúde da Família Alto Sumaré, na Rua Clóvis de Oliveira, 501 – Jardim Itaipu 16/10 17h às 21h
Posto de Atendimento de Saúde Drº Edmundo Vieira Prado – Formosa -Avenida Tancredo Neves S/N   18/10 17h às 21h
Unidade Saúde da Família Maria Aparecida dos Santos Morcelli – Marabá – Rua Armando Sala, 545 – Parque Ipanema 21/10 17h às 21h
Unidade Saúde da Família Aracy de Marchi – Nego enfermeiro – Rubiácea – Rua Antônio Castilho, 887 23/10 17h às 21h
Unidade Saúde da Família Josephina Mortágua Pontelli – Setor S, na Rua Lázaro Mosquine, 131 – Vila Santa Rita 24/10 17h às 21h
Unidade Básica de Saúde Drº Walter Pimentel – Postão, na Avenida Tapuias, 530 – Centro 25/10 17h às 21h

Fonte: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.