Pesquisar
Close this search box.

A árvore que da sombra hoje foi plantada por alguém há muito tempo

História do Bastos Golf Clube

São 10 famílias que todo final de semana se reuniam para comemorar os aniversários das crianças, aniversários de casamento, outras datas comemorativas ou mesmo só para se confraternizar.

Cada um trazia um prato, se reuniam, comemoravam, brincavam, sempre estavam juntos.

Essa turma era formada por Tsuneki Yoshiura, Yoshinori Asakawa, Shigheru Kobayashi, Ayao Gobara, Tohoru Nishi, Yukio Higahi, Yoshiharu Morishita, Giro Shigihara, Shiguetoshi Takata, Tamotsu Maki, Kozako Mizuno e suas famílias.

Em um desses encontros, Tsuneki falou: “Vamos deixar um legado para nossas famílias, vamos construir um campo de golfe”.

Ele era um senhor visionário que liderou o grupo nessa jornada e está eternizado com uma estátua de seu busto no Clube.

Esse senhor viajava bastante para São Paulo e trazia muito material, tacos, bolas, além de ensinar a técnica para os amigos.

Os campos passaram por alguns locais, como onde se situa a Granja Murakami, depois foi instalado em uma propriedade de Michinoshin Ishibashi e após muita procura e estudos definiram esse local, que era de propriedade de Takeshi Tsuboi. Tahoru Nishi foi o responsável por explicar o nobre motivo para convenser o dono das terras a vender este lugar privilegiado.

Foi construído com as próprias mãos, feito com o coração. Eles construíam aos domingos e faziam um grande bentô para celebrar aquela união.

Outro ponto muito importante é a tradição, a herança, porque os filhos continuaram o legado dos pais e agora estão iniciando a fase dos netos dos pioneiros participando aqui.

No Clube existe uma plantação de Ipês que foi plantada pelos pioneiros com muito amor, muito carinho, como um presente para as futuras gerações, inclusive quando eles afloram vira um dos Cartões Postais mais belos da cidade, também tem o Monte Fuji e o Pão de Açúcar, que simbolizam a união entre o Brasil e o Japão.

Realmente, quem chega ao Bastos Golf Clube sente toda essa energia, é diferente de qualquer outro campo.

Lídia M. Nishi Tsuru, Capitã Feminina

Em uma conversa muito agradável com a Capitã Feminina do Bastos Golf Clube, ela nos contou que na média, quando eles jogam um torneio andam em torno de 10km.

Segundo seus relatos “não existe coisa melhor, porque você anda, tem contato com a natureza, tem os pássaros que você vê, tuiuiús que vem nos visitar, garças, tucanos e muitos outros que a gente tenta conhecer, o contato com a natureza é tão gratificante que não existe coisa melhor”.

E nos confidenciou que o importante mesmo é passar o dia jogando com os amigos, jogando conversa fora nesse ambiente super saudável, para alma, para o corpo e a mente, inclusive existem duas jogadoras com mais de 90 anos.

Destacou que não existe divisão de faixa etária, todo mundo pode jogar com todo mundo, o avô pode jogar com o neto, como o neto pode jogar com o pai. “É um jogo muito família!”.

Um negócio muito interessante no golfe é que ninguém influi em seu jogo, é um jogo individual onde você joga contra o campo, não é uma disputa é uma superação.

Leonardo Sasazaki, jogador e empresário

Leonardo Sasazaki falou do único defeito que vê no Golfe, que é infelizmente ter descoberto ele muito tarde. Leonardo começou a jogar com 53 anos, há mais ou menos seis anos atrás.

Quando mais novo jogava futebol, depois jogou tênis de campo e ai por problemas físicos ele foi se limitando, não podia mais jogar futebol, futebol de salão, depois no tênis eram problemas no ombro.

Em umas férias em Brotas ou Itirapina teve seu primeiro contato com o golfe.

E lá naquele campo muito bonito que mais parecia um jardim ele teve uma certeza, encontrou o seu novo esporte.

Em uma conversa no meio do gramado ele contou que esse é o seu momento de relaxar, curtir a paisagem ao ar livre e caminhar por mais ou menos 4h em contato com a natureza: “Você realmente fica completamente desligado dos problemas”, disse o jogador.

Leonardo lembrou que uma das primeiras vezes que jogou no Bastos Golf Clube encontrou três tucanos: “Então assim, você para e olha na árvore tem um tucano parado, é um presente, aquela cor bonita, o bico, é muito gratificante, é muito legal. Por isso que digo que comecei tarde!”.

Bastos Golf Clube

Se você se interessou em conhecer, você pode se associar ao Clube ou entrar como visitante, é muito simples, é só se dirigir ao Clube que fica no Bairro Secção Glória II, Caixa Postal 250 em Bastos, São Paulo ou ligar no telefone (14) 3478 1519, para maiores informações fale com a Alice, uma senhora muito simpática e atenciosa.

O Presidente atual do Clube é Kenji Amano, Leonardo Yoshikawa é o capitão da equipe masculina, Lídia Nishi a capitã da equipe feminina e Matheus Mizuma o capitão juvenil.

O Bastos Golf Clube é filiado à Federação Paulista de Golfe, e além do campo de golfe com 18 buracos, tem Driving Range, Putting Green, três quadras de tênis, quadra poliesportiva, campo de futebol society, piscina semiolímpica e infantil, parque infantil, sauna masculina e feminina, ofurô masculino, bar, restaurante, salão de festas, churrasqueiras, tenda para festas e salão de jogos.

Visite o site oficial: http://www.bastosgolfclube.com.br/

Fique atento, em nossas próximas matérias sobre o Bastos Golf Clube vamos falar sobre:

O incentivo às crianças no golfe, um esporte de concentração, e a necessidade de trabalhar isso nas nossas crianças que andam tão ansiosas hoje em dia.

Yoshinori Asakawa, o único dos fundadores que ainda está vivo e praticando o golfe.

Qualidade dos jogadores do Bastos Golf Clube e as jogadas que acertaram os buracos em apenas uma tacada, os famosos “hole in one” que não são raras por aqui.

Edison Yoshikawa – jogador e Proprietário da Artabas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.