Pesquisar
Close this search box.

Evento reuniu centenas de pessoas nos três dias

Nippon ocorreu de 6 a 8 deste mês, na Praça da Bandeira

Chegou ao fim mais uma edição da festa que preserva as tradições japonesas no município, a “Nippon Fest”. O evento, realizado pela Associação Cultural Esportiva e Recreativa de Tupã (ACERT), com o apoio da Prefeitura de Tupã, ocorreu nos dias 6, 7 e 8, na Praça da Bandeira. A festa recebeu a visita do deputado Walter Ihoshi e do Cônsul Yasushi Noguchi.

A edição deste ano contou com grande fluxo de pessoas, além de apresentações artísticas com o Grupo de Taiko Kaminari Wadaiko; Grupo de Dança Nanami Katayama da ACERT; Grupo de Dança Acenba Buyoukai; Cantores do Departamento de Karaokê da ACERT; Grupo de Dança Acenba Fujinkai – Bastos; Grupo de Dança da Igreja Seicho-No-Ie – Tupã, Grupo de Taiko Requios Geino Dokokai Eisá Taiko – Marília e Show de Nobuhiro Hirata, além do festival de cosplay, a gastronomia e as exposições típicas.

Um dos coordenadores da festa, Joaquim Katayama, disse que graças ao apoio da Prefeitura e de todos os patrocinadores, o resultado final foi muito positivo. “Sabemos que a união faz a força, por isso vamos continuar coordenando os trabalhos do lado do Kaikan de Tupã”, comentou.

O presidente da ACERT,Newton Takahara, agradeceu a população por prestigiar o evento. “Para nós é um dos principais eventos da cidade, pois nos ajuda muito a manter os vários departamentos que temos na área do esporte. Foi mais uma edição de sucesso, agradeço a todos os envolvidos nesta realização”, disse.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo “Shigueru” Edamitsu, destacou que cerca de 300 voluntários dos departamentos da ACERT trabalharam em prol da festa.

“Tivemos várias apresentações culturais que mantêm a tradição japonesa. Esta edição contou com um grande público, inclusive pessoas de fora do município, que se programam anualmente para prestigiar este grande evento da cultura japonesa. Quero parabenizar os departamentos da ACERT, principalmente os esportivos e culturais”, agradeceu.

Representando o poder legislativo, o vereador Israel Veloso – “Tutu”, ressaltou que a Câmara Municipal esteve prestigiando e apoiando a 15ª Nippon Fest. “A Nippon Fest é uma aula sobre a educação e cultura japonesa. Nós vereadores estamos aqui apoiando este evento que atrai pessoas de toda a região para o município, fomentando o turismo, fazendo com que as pessoas conheçam a cidade e girando nossa econômia”, destacou.

O presidente da junta comercial do estado de São Paulo, Walter Ihoshi, parabenizou os organizadores do evento por mais uma edição. “É uma honra retornar a Tupã. Gostaria de parabenizar ao Newton Takahara e ao Prefeito Caio Aoqui por esse importante evento que representa a comunidade japonesa no Brasil”, disse.

O cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, elogiou a comunidade japonesa de Tupã. Yasushi Noguchi disse também que apoia a cultura japonesa no município.

“Tupã é uma cidade muito importante para o Japão, pois tem uma comunidade japonesa muito grande e ativa, que está sempre divulgando a cultura japonesa. Gostaria de parabenizar os organizadores, patrocinadores e voluntários, que se mobilizaram para realizar este festival”, disse.

Já o prefeito ressaltou a relevância do evento, e disse que o apoio da Prefeitura é imprescindível desde do primeiro ano. “Sempre tivemos uma parceria muito forte para poder manter em nosso município festividades alusivas à cultura japonesa, como a Nippon Fest, que proporciona à população de Tupã e Região um pouco das exposições, tradições e culinária da cultura japonesa”, disse.

Caio destacou ainda que as três noites de evento ocorreram perfeitamente sem nenhum incidente. “Tivemos diversas apresentações no Espaço Cultural – “Zé Pretinho”, exposição dos patrocinadores, além da Praça da Bandeira, que ficou totalmente enfeitada. Com certeza foram três noites de muita alegria e sucesso. Agradeço aos parceiros, organizadores, apoiadores, expositores, voluntários, todos que prestigiaram o evento; e claro, a visita do deputado Walter Ihoshi e do Cônsul Yasushi Noguchi no evento. Esperamos vocês na 16ª edição, em 2020”, agradeceu.

Depoimentos

Representando o Departamento de Baisebol da ACERT, Maysa Murata, esteve no evento com barraca vendendo yakissoba e guioza. “O yakissoba foi nosso carro-chefe do evento, sem dúvidas, tivemos um grande fluxo de visitantes e um ótimo resultado nas vendas. Foi um sucesso”, opinou.

Já na área do artesanato, o artesão Marco Aurélio Torres, proprietário da “Ice drink Mister Torres”, disse que expor seus drinks na Nippon foi uma grande vitrine de compras. “Recebi pessoas de toda a região, fiz venda para um rapaz que mora em Madri, recebi visitas de um pessoal de São Paulo, do Paraná, de Flórida Paulista, ou seja, de toda a nossa região e até de fora do país, e isso é muito importante para nós vendedores”, falou.

A área da Saúde também esteve presente no evento, Gisele Serra, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), da Secretaria Municipal da Saúde, comentou que a equipe esteve presente no evento abordando sobre a campanha ‘Setembro Amarelo’. “Orientamos a população presente sobre setembro, que é o mês da prevenção ao suicídio. Fomos convidados para participar do evento pelo segundo ano consecutivo e não poderíamos deixar de participar desta festa”, salientou.

Representando as instituições de ensino presente na 15ª edição da Nippon Fest, o professor Paulo Murinelli, do Instituto Federal, contou que a ideia de participar da festa foi de divulgar e mostrar a presença do Instituto Federal na cidade de Tupã. “Sabemos que muita gente ainda não conhece o nosso trabalho, e com essa apresentação em feiras e eventos do município, é mais uma opção de divulgação para que as pessoas possam conhecer o Instituto”, falou.

Representando a Honda, Carlos Alberto, mais conhecido como “Kaka’”, frisou que a Honda participa do evento há 15 anos. “Estamos presentes desde a primeira edição da festa, e a cada ano vemos que o público só vem aumentando; e para nós, expositores, é muito bom porque é um local onde podemos apresentar nossos veículos”, disse.

Michel, representante da Mirai Motors, anunciou que em breve, no mês de outubro, a ‘Mirai Motors’ estará presente com sede em nossa cidade. “Este é um evento cultural muito importante para a cidade, e principalmente para nós, que temos a oportunidade de expor nossos veículos em locais que abrangem grande visibilidade de público”, falou.

Helder Uema, represente da Yakut, comentou que neste ano, eles apresentaram o canal oficial da Yakult no YouTube para o público presente na festa. “Nosso objetivo era ganhar mais inscritos para o nosso canal, e fazer a divulgação da marca. Além disso, houve sorteio de brindes, degustação e nosso mascote da Yakut que tirou fotos com a criançada”, disse.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.