Prefeitura realiza captura noturna de escorpiões na creche da Vila Abarca

Ações continuarão com cronograma que contemplará todas as creches e escolas municipais

Com o objetivo de proteger as crianças do município contra os escorpiões, a Prefeitura de Tupã, através das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, realizou na quarta-feira (4), a busca noturna do animal na Creche Manuel Campos Ruiz, na Vila Abarca.

As atividades começaram na creche da Vila Abarca devido a notificação de picada de escorpião recentemente. Mas as ações de limpeza se estenderão para todas as creches e escolas municipais, seguindo cronograma desenvolvido pelos setores envolvidos.

De acordo com a diretora da creche, Marisol Pantaleão, os funcionários receberam mais uma capacitação com o objetivo de relembrar os cuidados que devem ter em relação ao escorpião.

“Nesta semana nós começamos a capacitação pedagógica com os profissionais que trabalham no maternal um e dois. Para nos ajudar, vamos receber a equipe de zoonoses, que vai ensinar, orientar e mostrar o que fazer caso apareça esse animal por perto”, explicou.

Marisol informou ainda que na próxima semana, será realizada uma passeata com as crianças da creche na região da Vila Abarca para divulgar para os moradores a importância de manter suas casas higienizadas.

“Os moradores serão orientados a cuidarem e manterem seus quintais e casas sempre limpos, para que assim, esse animal não apareça e consequentemente não venha para a creche. Peço a colaboração de todos”, concluiu.

O responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Robison Luis, explicou sobre o cronograma que atenderá todas as creches e escolas municipais. “Estamos concluindo um cronograma, que contemplará as instituições de ensino. O objetivo é atingir todo o público alvo, considerados grupos prioritários, e futuramente nós poderemos estender para outras áreas da cidade”, falou.

Robison informou ainda que os trabalhos serão realizados no período noturno. “A gente começa às 18 horas com todo o planejamento e observação, e este horário é estendido até 22 horas”, concluiu.

A enfermeira de vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, disse que recentemente as equipes da Saúde passaram por um treinamento específico sobre escorpiões no Instituto Butantã, em São Paulo. “Com base nos conhecimentos que absorvemos no treinamento, passamos para as equipes para que eles realizem efetivamente essas ações tão importantes, que em breve, poderá abranger toda a rede municipal de ensino”, disse.

 Já o secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia, destacou que a equipe possui lanternas especiais para realizar essas capturas de escorpiões no período noturno. “Nossa equipe está realizando os trabalhos com lanternas específicas para esse tipo de captura, a famosa luz negra, que quando encontra um escorpião acaba deixando o animal neon, o que facilita a captura do aracnídeo”, informou.

Laércio alertou a população sobre algumas maneiras de prevenir os escorpiões. “É importante evitar o acúmulo de entulhos nos locais, cortar a grama e o mato de jardins, elimine frestas das paredes ou chão, ter muita atenção e cuidado com locais pequenos e escondidos, como armários, calçados, cobertores e embaixo do colchão, que costumam ser os esconderijos preferidos dos escorpiões”, alertou.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.