Prefeitura lança campanha “Setembro Amarelo” em Tupã

Foi lançada nesta segunda-feira (2), a campanha “Setembro Amarelo”, que visa a valorização da vida e o combate ao suicídio no município. Diversas ações serão realizadas durante todo o mês de setembro pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). A cerimônia de lançamento contou com a presença de autoridades municipais, representantes do setor da Saúde, integrantes do mutirão do abraço e convidados.

            Segundo a diretora do Departamento de Saúde Mental, Nilcéa Guandalini, a campanha contará com extensa programação, onde serão realizadas diversas atividades com o objetivo de valorizar a vida.

            “Algumas pessoas que convivem com indivíduos que sofrem com transtornos mentais, devido à correria do dia a dia, não estão enxergando o sofrimento do próximo. Pedimos para que todos tenham o olhar voltado às pessoas ao redor”, comentou.

            Nilcea disse ainda que a prevenção ao suicídio ocorre através de alguns meios importantes, como a psiquiatria, terapia, assistência social, ajuda da família, e da própria pessoa, que precisa querer ser ajudada. “Algo que nos chama muito a atenção são as redes sociais, que são meios onde conseguimos localizar pessoas que podem estar com sofrimento mental”, afirmou.

            Ainda de acordo com Nilcea, em Tupã, entre 2018 e 2019, houve um crescimento de 110% de casos de tentativa de suicídio, passando de 34 para 74. “É um número alarmante, que sem dúvidas nos preocupa. Vamos nos mobilizar para dar auxilio às pessoas que mais precisam, evitando futuras tragédias”, concluiu.

            A diretora do CAPS agradeceu ainda aos envolvidos pela realização da campanha. “Agradeço ao nosso prefeito Caio e ao secretário de Saúde, Laércio, que não mediram esforços para permitir que essa campanha fosse realizada. Nossos agradecimentos, vamos em frente”, agradeceu.

            Já o secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia, disse que a valorização da vida é algo essencial, pois algumas pessoas cometem o suicídio por não querer mais viver certas situações.

            “Tenham este olhar especial, busquem essas pessoas na sociedade, porque um simples olhar desses indivíduos pode identificar as vontades negativas que sentem, e quando identificada, a pessoa deve ser encaminhada para o CAPS. Vale destacar que temos equipes especializadas no assunto, e todas as vezes que salvamos uma vida é motivo de grande comemoração”, disse.

            Representando o Legislativo, a vereadora Telma Tulim, disse que existe um grande preconceito na sociedade em relação à saúde mental.

             “É importante pensar que as pessoas quando estão com dor no estômago, vão ao gastroenterologista, assim como quem está com problema na vista, vai ao oftalmologista, e por que quem está com alguma dificuldade na mente tem tanto receio de procurar a saúde mental? Vamos nos conscientizar”, afirmou a vereadora.

            Já o presidente da Câmara Municipal, Pr. Eliézer de Carvalho, ressaltou que infelizmente para algumas pessoas a vida não está sendo tão boa, devido a dificuldades e outros fatores pessoais. “Devemos nos unir com uma palavra amiga, um abraço, e apoio familiar para que essas situações não aconteçam”, pediu.

            Já o chefe do Executivo, Caio Aoqui, destacou que nos últimos tempos o município trabalha com ações de capacitação aos profissionais para aprimorar o atendimento de saúde prestado à população.

            “Sem dúvidas essa é uma campanha muito importante para o município, tendo em vista que teremos a participação do setor da educação nas ações desenvolvidas neste mês, para se ter uma ideia, uma capacitação que ocorrerá no dia 11, possui mais de 150 professores inscritos, ou seja, a área da educação está envolvida nessa luta ”, salientou.

            Caio destacou ainda que diante de pessoas com pensamentos negativos em relação à vida, de forma alguma, a população deve dizer que é frescura ou besteira do indivíduo. “Devemos valorizar a vida, não só a nossa, mas de todos, pois cada pessoa tem algo especial. Estejamos sempre atentos, oferecendo apoio ao próximo”, finalizou o prefeito.

            Para mais informações sobre a campanha “Setembro Amarelo” e os demais serviços prestados pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), basta se dirigir até a Rua Iracema, nº 100, ou entrar em contato pelo telefone (14) 3491-2311. O atendimento é de segunda a sexta, das 7 às 17 horas.

Confira o cronograma da campanha

DATA HORÁRIO LOCAL
04/09 14h00 Palestra (NATI)
06/09 18h00 Nippon Fest (Praça da Bandeira)
07/09 18h00 Nippon Fest (Praça da Bandeira)
11/09 07h30 às 17h00 Capacitação (Fadap/Fap)
26/09 18h00 Quinta com Arte (Praça da Bandeira)
28/09 09h00 Passeata (Avenida Tamoios)

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.