Pesquisar
Close this search box.

Equipes da Atenção Básica continuam recebendo qualificação profissional

A Prefeitura de Tupã aderiu ao Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente no SUS (PRO EP-SUS). O programa, criado pelo Governo Federal, visa estimular e fortalecer a qualificação profissional das equipes que atuam na Atenção Básica de Saúde do município.

A adesão ao Programa ocorreu em 2017, pela Secretaria Municipal de Saúde, e consiste em um processo de pactuação de compromissos a serem firmados entre secretarias municipais com o Ministério da Saúde, onde foram disponibilizados R$ 13 mil em recursos como incentivo para o desenvolvimento de ações no município.

Para execução do programa, o município realizou um planejamento de ações alinhado às necessidades de qualificação e aprimoramento dos profissionais e trabalhadores que atuam no SUS, especialmente da Atenção Básica.

A diretora do departamento de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer explicou que o trabalho tem por objetivo qualificar os profissionais e trabalhadores da área da Saúde. “Essa capacitação é para a transformação das práticas ao atendimento dos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS), e o trabalho está sendo desenvolvido a partir da realidade local e da análise coletiva dos processos de trabalho, utilizando dos pressupostos da Educação Permanente em Saúde”, disse.

Simone informou que o planejamento contempla os aspectos do funcionamento dos serviços de saúde; aperfeiçoamento dos processos de trabalho; abordagens técnicas específicas voltadas para o fortalecimento e consolidação das Redes de Atenção à Saúde e ações intersetoriais, que envolvam outras equipes de saúde ou outros níveis de atenção.

A diretora destacou ainda que a qualificação será realizada todas às quintas-feiras, até 3 de outubro. “Para que o programa aconteça no município, todas as unidades de saúde terão horários diferenciados toda quinta-feira. Os atendimentos estão com datas específicas, pois estão sendo desenvolvidas quatro oficinas para cada equipe das Unidades de Saúde”, concluiu.

Já o secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia, explicou que todos os estados e municípios do país que possuem equipes de atenção básica, podem aderir ao programa. “Aderimos pelo programa ter o foco voltado aos profissionais da atenção básica, já que são estas as equipes que se constituem o principal serviço de saúde oferecido pelo município, pois tem contato direto com os diversos segmentos da população”, explicou.

PROGRAMAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO NAS UNIDADES DE SAÚDE
DATA UNIDADE DE SAÚDE HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
22/08 Unidades de Saúde da Família dos Distritos (Parnaso, Universo e Varpa) 13 às 17 horas
22/08 Unidade Saúde da Família setor A 13 às 17 horas
22/08 Unidade Saúde da Família Aracy de Marchi – Nego Enfermeiro – Rubiácea 13 às 17 horas
22/08 Unidade Saúde da Família Maria Aparecida dos Santos Morcelli – Marabá 13 às 17 horas
22/08 Unidade de Saúde da Família Josephina Mortágua Pontelli – S 13 às 17 horas
22/08 Centro Odontológico Municipal 13 às 17 horas
22/08 Posto de Atendimento de Saúde Drº Edmundo Vieira Prado – Formosa 7 às 12h30
22/08 Unidade Saúde da Família Aparícia de Barros – Santa Adélia 7h às 12 horas

Fonte: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.