
Precipitações, seguidas de estiagem, desalojam aracnídeos e aumentam risco de acidentes
Durante o período de chuvas mais intensas, a população deve redobrar o cuidado para evitar acidentes com escorpiões, recomenda a Secretaria de Saúde. Nesta época do ano, é comum que os moradores retirem proteção de ralos para facilitar o escoamento da água.
Quando isso ocorre, é fundamental recolocar as telas de isolamento ou outros dispositivos que impeçam ou dificultem o acesso dos aracnídeos ao interior das residências.
Segundo a equipe do Centro de Controle de Zoonoses, as chuvas provocam o desalojamento dos escorpiões, que buscam lugares secos para se abrigar. Isso provoca uma movimentação maior, o que aumenta o risco de acidentes.
Para evitar que isso ocorra, é fundamental a utilização de dispositivos simples, como as telas de proteção, grades para ralos e as barreiras que são instaladas na parte de baixo das portas.
Este tipo de dispositivo dificulta o acesso dos escorpiões ao interior das residências.
Outras dicas como evitar o acúmulo de materiais de construção nos quintais ou áreas próximas às residências e manter estes locais sempre limpos também entram na relação de ações que devem ser priorizadas nesta época do ano.
O Centro de Controle de Zoonoses funciona junto à Secretaria de Saúde, na rua Caetés, 1200.
A equipe presta orientação a moradores sobre os melhores procedimentos e, quando necessário, realiza visitas ou faz vistorias in loco para auxiliar a população a adotar práticas realmente eficazes para evitar o registro de acidentes com escorpiões.
































