
Membros da Associação Leta do Brasil – Núcleo Varpa, Célia Aldins Bukvar, Eduardo Dantas, Nancy Grimm Balaniuc e Sibila Osis, estiveram em Nova Odessa (SP) no dia 8, sábado, para recepcionar Edgars Rinkēvičs, presidente da Letônia. Ele esteve no Brasil para a abertura da COP30 em Belém, e aproveitou a viagem para visitar as cidades de São Paulo e Nova Odessa, cidade situada na região de Campinas e que abriga a maior comunidade de letos e descendentes de letos no Brasil.

Por volta das 10h da manhã, o presidente e sua comitiva visitaram o Jardim Botânico Plantarum, espaço particular criado e mantido pelo engenheiro agrônomo e botânico brasileiro Harri Lorenzi, um ícone do paisagismo brasileiro e autor de vários livros sobre o tema.
Às 11h30, o presidente esteve no Centro Cultural Leto de Nova Odessa, onde se encontrou com membros de associações letas de várias cidades brasileiras.
Para marcar a data, houve o plantio de um ipê roxo, que foi doado pelo viveiro de mudas Chácara Santa Joana, de Herculândia, mais conhecido como viveiro do Manezinho.
Como homenagem aos primeiros imigrantes letos que chegaram a diversos locais do Brasil há mais de 100 anos, a terra utilizada no plantio deste ipê foi retirada de locais onde esses pioneiros se instalaram ou desenvolveram atividades de grande importância para a comunidade.
- No caso de Varpa, a terra foi retirada das margens do Rio do Peixe, local onde os primeiros letos permaneceram por cerca de dois anos ao chegar na nossa região em 1922.
Às 14h30 houve um encontro aberto ao público na Primeira Igreja Batista de Nova Odessa na Fazenda Velha, onde Edgars Rinkēvičs falou, entre outros assuntos, da importância de aumentar parcerias culturais, comerciais e tecnológicas com o Brasil.
Segundo o presidente leto, por ser um país pequeno, geralmente os acordos de parceria da Letônia são realizados regionalmente, ou seja, com países vizinhos, mas nada impede que o Brasil se torne um importante parceiro desse país báltico, inclusive citando a Embraer.
Na semana passada, logo que chegou ao Brasil, o presidente Edgars Rinkēvič se encontrou com Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, na quarta-feira, dia 5, para tratar de temas como inovação, tecnologia, inteligência artificial e sustentabilidade.
Neste encontro, o governador paulista destacou o interesse em aprofundar parcerias internacionais voltadas às transformações tecnológicas para o desenvolvimento de soluções digitais e energéticas mais eficientes.
Alda Vanaga, atual embaixadora da Letônia na Alemanha, fez parte da comitiva do presidente leto.
Em janeiro de 2015 ela visitou Varpa e Tupã na condição de embaixadora de Portugal e Brasil.
Na ocasião ela estava acompanhada de Daina Gutmanis, então cônsul honorária da Letônia, e foi recebida pelo então prefeito Manoel Gaspar.






























