

Na sexta-feira, 3 de outubro de 2025, a 4ª Companhia de Polícia Militar Ambiental de Marília deflagrou a Operação “LAC PURUM” nos municípios de Assis, Oscar Bressane, Platina e Lutécia.
A ação, que contou com a participação de 42 policiais militares e 6 agentes da Defesa Agropecuária, foi realizada em parceria com o Ministério Público e o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA) de Assis.

O objetivo da operação foi cumprir 10 mandados de busca e apreensão em residências e propriedades rurais, investigando denúncias de adulteração de leite com a adição de produtos químicos que comprometem a qualidade e a segurança do alimento para consumo humano.
Durante as vistorias, foram recolhidos 200 litros de leite em uma propriedade rural do município de Platina para análise posterior.



Além da fiscalização do leite, a operação resultou na apreensão de quatro espingardas com calibres variados (.22, .28, .32 e .38) e 113 munições, algumas delas deflagradas.
Também foi lavrado um auto de infração ambiental com multa no valor de R$ 8.450,00 por dificultar a regeneração de vegetação nativa em área de preservação permanente.
Uma autuação adicional por irregularidades relacionadas à criação de gado foi registrada pela Defesa Agropecuária em uma das propriedades vistoriadas.
A Operação “LAC PURUM” integra os esforços do Policiamento Ambiental para garantir a segurança rural e combater crimes ambientais que ameaçam o agronegócio sustentável no estado de São Paulo.



