
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou um chamamento público para credenciar associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis que queiram assumir a coleta seletiva nos prédios do Judiciário, incluindo o Fórum de Tupã.
O que significa esse chamamento
O chamamento público é uma forma de seleção em que o tribunal abre oportunidade para que entidades se apresentem e comprovem estar aptas a prestar o serviço. No caso, o TJSP procura organizações capazes de realizar a triagem, o beneficiamento e a destinação correta de resíduos recicláveis como papel, plástico, vidro e metais produzidos diariamente nos fóruns e prédios da Justiça.
Como participar
As cooperativas e associações interessadas têm até o dia 1º de outubro de 2025 para enviar a documentação exigida.
O processo deve ser feito exclusivamente de forma virtual, pelo sistema do TJSP.
O acesso é feito no site do Tribunal de Justiça de São Paulo: www.tjsp.jus.br
➡ No menu principal, é preciso entrar em “Licitações e Contratos” → “Chamamentos Públicos” e selecionar o edital vigente.
Importância para Tupã
Com esse credenciamento, o Fórum da Comarca de Tupã poderá destinar seus resíduos de forma ambientalmente correta, ao mesmo tempo em que abre espaço para que cooperativas locais tenham acesso a uma nova frente de trabalho reconhecida institucionalmente.
