
Alunos do ensino médio de escolas públicas têm oportunidade de aprender ofício com remuneração mensal
Um grupo de 14 estudantes do ensino médio e técnico das escolas Índia Vanuíre e Souza Leão começou a atuar nesta segunda-feira (22) em setores da Prefeitura.
Os alunos foram selecionados pelo Programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM), que oferece oportunidades de estágio remunerado a jovens que frequentam escolas públicas.
“É a oportunidade do primeiro emprego. Além de permitir um maior contato com o mundo do trabalho e com a realidade da administração pública, o estágio garante remuneração e permite a sequência nos estudos”, detalha o subsecretário de Juventude, João Gonçalves, destacando que a atividade é realizada no contraturno escolar. “São quatro horas diárias, durante cinco dias por semana”, acrescenta.
A bolsa é custeada pelo Governo do Estado de São Paulo. Segundo a projeção, outros estudantes devem ser contratados pelo programa, que garante o estágio remunerado por seis meses.
Estudantes que se inscreveram no edital e mantiveram frequência igual ou superior a 85% no último semestre continuam elegíveis, ou seja, podem ser recrutados nas próximas seleções.
O critério de frequência é valorizado, segundo o governo paulista, porque um dos objetivos do programa é reduzir a evasão escolar. “Além disso, o estágio permite que os estudantes desenvolvam na prática as competências aprendidas na sala de aula e abre a eles novas oportunidades de emprego no futuro”, conclui Gonçalves.