
Nas últimas semanas, a estância turística de Tupã vem enfrentando um período de tempo seco e temperaturas elevadas.
As máximas previstas para os próximos dias ficam entre 28°C e 36°C. A previsão até a chegada das chuvas é de calor intenso e predomínio de céu claro, com poucas nuvens.
Essa estiagem que tem marcado Tupã ganhará uma trégua somente no próximo dia 22 de setembro, quando a cidade deve registrar chuvas.
“Climatempo Tupã: segunda-feira, 22, a previsão indica mínima de 23°C, máxima de 33°C e 51% de probabilidade de chuva. O dia deve ser de sol com muitas nuvens a nublado, com chuva pela manhã, tarde chuvosa e possibilidade de temporal à noite”

O prolongado tempo seco tem provocado problemas na região, especialmente pela baixa umidade do ar, que em alguns momentos atinge níveis críticos abaixo de 20%. Essa condição amplia o risco de queimadas e também problemas respiratórios, problemas que têm afetado não apenas Tupã, mas toda a grande região da Grande Alta Paulista.
A Defesa Civil do Estado vem emitindo alertas para o risco emergencial de queimadas e ressalta a importância da prevenção e do combate a esses focos para proteger o meio ambiente e a saúde pública. Recentemente, Tupã foi destaque em um alerta por registrar umidade relativa do ar de 10%, menor que a do deserto do Saara.
A chegada da chuva, que coincide com o início oficial da primavera no Hemisfério Sul às 15h19 do dia 22 de setembro (horário de Brasília), deve trazer alívio para o clima, contribuir para a recuperação da umidade do solo e reduzir o risco de incêndios, tão preocupantes para a população nesta época do ano.