
Ontem (14), Policiais Civis da DDM de Tupã cumpriram mais um Mandado de Prisão Preventiva em razão de descumprimento de Medidas Protetivas de Urgência.
Em uma rápida resposta à vítima, que registrou o boletim de ocorrência na quarta-feira (13), a Delegada de Polícia da DDM de Tupã, Dra. Janaina Antoniazzi Pinheiro Garosi, representou na mesma data pela prisão preventiva do autor P.V.S.S., de trinta e um anos de idade, sendo a ordem de prisão deferida pelo MM. Juiz de Direito da Vara Criminal local, e o mandado cumprido imediatamente.
A Delegada de Polícia destaca a importância das vítimas não só pleitearem as Medidas Protetivas elencadas na “Lei Maria da Penha”, mas também comunicarem o descumprimento das mesmas, o que implica na decretação da prisão preventiva do autor.
No último dia 07, a “Lei Maria da Penha” completou 19 anos, e várias ações foram e vêm sendo desenvolvidas em comemoração ao aniversário desta Lei, tão importante para proteger os direitos das mulheres.
Merece destaque a operação Shamar, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública em todo país, desenvolvida na semana passada, sendo uma ação integrada de enfretamento à violência contra as mulheres. A palavra escolhida, de origem hebraica, simboliza o esforço de todos no sentido de identificar, conscientizar e proteger as vítimas de violência doméstica, e significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar ou zelar”. Em Tupã, uma das ações realizadas pelas Polícias Civil e Militar ocorreu no Recinto de Exposições da Exapit, onde foram distribuídos panfletos relativos ao tema.