
Com o objetivo de aprimorar a qualidade da educação pública em Pompeia, uma comitiva da Secretaria Municipal de Educação realizou, recentemente, uma visita técnica ao município de Maracaju, no Mato Grosso do Sul. O grupo conheceu de perto a aplicação da filosofia educacional Profound Learning, desenvolvida pelo educador canadense Tom Rudmik e já implementada com sucesso na rede municipal daquela cidade.
A comitiva foi composta por Claudine da Rocha Pinheiro Bezerra, Márcia Regina das Neves Ferreira Vinholo, Raquel Pereira Relvas, Luciana Cássia Capel e Rosana Hilsdorf, acompanhadas por Ivan Lyo Shiozawa, da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia.
Durante a visita, o grupo pôde dialogar com professores, alunos, servidores e técnicos da Secretaria de Educação de Maracaju, conhecendo de forma aprofundada os desafios, estratégias e resultados do modelo pedagógico adotado.
Segundo a secretária de Educação de Pompeia, Claudine Pinheiro, a experiência foi altamente positiva.
“Essa troca foi extremamente enriquecedora. A partir do que vimos e ouvimos, podemos avaliar com responsabilidade a possibilidade de aplicar essa filosofia na nossa rede, adaptando-a à realidade local e às necessidades dos nossos estudantes”, afirmou.
O prefeito Diogo Ceschim também destacou a importância da iniciativa como parte da política de valorização da educação e do desenvolvimento humano em Pompeia.
“Investir na formação das nossas equipes e buscar referências de sucesso é essencial para garantir uma educação pública mais qualificada. Nosso compromisso é transformar a vida dos estudantes e criar oportunidades reais para o futuro”, declarou.

A filosofia Profound Learning já vem sendo aplicada com êxito no Colégio Shunji Nishimura, em Pompeia. A expectativa agora é que a experiência vivenciada em Maracaju contribua para a elaboração de um plano de implantação que respeite as particularidades da rede municipal de ensino.
A Prefeitura de Pompeia segue empenhada na construção de uma educação pública moderna, transformadora e alinhada aos desafios do presente e do futuro.