
O tradicional evento Quinta com Arte desta semana será ainda mais especial: a programação vai celebrar os 78 anos de fundação da Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro”, um dos patrimônios culturais de Tupã.
A orquestra foi criada em 1947, a partir de um movimento liderado por João Messas e Américo Scandiuzzi, com apoio do então prefeito e fundador da cidade, Luiz de Souza Leão. Na época, o grupo foi formado com o objetivo de animar eventos locais e recebeu o nome de Banda Musical Municipal.
Sob a regência do maestro Júlio de Castro — que trouxe consigo seus sete filhos e outros músicos de Tupã e Iacri — a banda inicial contava com 18 integrantes e alegrava os fins de semana na Praça da Bandeira. Com o passar dos anos, o grupo evoluiu, ganhou novos integrantes, reconhecimento e status de orquestra, levando o nome de Tupã para diferentes regiões do país com apresentações elogiadas por onde passa.
Nesta quinta-feira (10), a orquestra sobe ao palco do Quinta com Arte, emocionando o público com seu repertório e homenageando sua própria trajetória.
Além da apresentação especial, o evento contará com a já tradicional feira de artesanato, praça de alimentação, brinquedos infláveis, e distribuição gratuita de pipoca e algodão doce, promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura. O público também poderá curtir o show da banda Styllus Musical do Forró, que anima o conhecido Bailão da Melhor Idade, e a criançada terá diversão garantida no espaço kids, com a participação da Boneca Serena.
O evento é gratuito e promete reunir famílias, artistas e amantes da cultura em mais uma noite memorável em Tupã.