
Ideia é estimular produção de artes plásticas com cenas do cotidiano e imortalizar cidade em telas
Imortalizar a cidade através do olhar único de seus artistas. Essa é a essência de um projeto lançado pela Prefeitura de Tupã durante o coquetel que celebrou o 20º Salão de Belas Artes, organizado pela Secretaria de Cultura.
“O projeto tem como principal objetivo valorizar os artistas locais e registrar, por meio das artes plásticas, a paisagem urbana, os prédios e os locais simbólicos do município. A iniciativa busca fortalecer a identidade cultural da cidade, promovendo os talentos tupãenses e eternizando, em obras de arte, o olhar singular de cada artista sobre Tupã”, descreve o secretário Luís Carlos Sanches.
De acordo com ele, as obras produzidas no âmbito do projeto serão adquiridas pelo município e passarão a compor o acervo público da cidade. Os trabalhos ficarão expostas em espaços públicos como os prédios da Prefeitura, secretarias e outras repartições municipais. “Além disso, estarão protegidas por legislação específica, garantindo sua preservação e reconhecimento histórico-cultural”, acrescentou Sanches.
A proposta, lançada pelo prefeito Renan Pontelli, será desenvolvida em parceria com os artistas participantes do 20º Salão de Belas Artes, promovendo um diálogo direto entre o poder público e a classe artística.
Nos próximos dias, será realizada uma reunião com os artistas convidados para definir o formato do projeto, incluindo critérios de participação, abordagens temáticas e formas de exposição das obras.
Além de integrar ações culturais no município, o acervo resultante do projeto também poderá ser levado a mostras e salões de arte em outras regiões, ampliando o alcance e a visibilidade da arte produzida em Tupã.
“Com o lançamento do ‘Tupã pelos olhos de seus artistas’, a Prefeitura reafirma seu compromisso com a cultura, a valorização da memória local e o incentivo aos talentos que contribuem para a construção de uma cidade mais criativa, consciente de sua história e representada por meio da arte.
Este projeto integra as ações do Salão de Belas Artes e também faz parte do Prêmio Nacional de Artes, cuja legislação prevê a realização de doze festivais de abrangência nacional em Tupã, consolidando o município como referência no cenário cultural brasileiro.