
Um incêndio de grandes proporções atingiu, na manhã desta sexta-feira (16), uma área de vegetação próxima ao setor de triagem e transbordo de resíduos sólidos da Prefeitura de Pompeia, nas imediações da vila de Paulópolis.
Com o avanço rápido das chamas, impulsionado pelo vento e pela presença de resíduos de poda, houve risco iminente de o fogo atingir a área de descarte, já afetada anteriormente por incêndios suspeitos.
A situação foi controlada graças à ação rápida da Defesa Civil e de servidores municipais, coordenados pelo secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Fernando Boschi Martins, e pelo coordenador da Defesa Civil e Brigada Municipal, Claudemir Soares.
“Foi uma corrida contra o tempo. Atuamos com agilidade para evitar que o fogo alcançasse os resíduos armazenados”, afirmou Soares.

Boschi reforçou o apelo à população por mais responsabilidade:
“Queimadas, mesmo pequenas, podem se transformar em tragédias. Além de causar danos ambientais, afetam a saúde pública e colocam vidas em risco”.
A Prefeitura lembra que provocar queimadas é crime ambiental, sujeito a penas de reclusão de dois a quatro anos e multa, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998. Leis estaduais e municipais também proíbem o uso do fogo para limpeza de terrenos e descarte de resíduos.
Denúncias podem ser feitas à Defesa Civil pelo número (14) 99665-6500 ou à Polícia Ambiental.