Meu INSS: Como  verificar descontos indevidos no benefício e baixar o app para receber informações sobre restituição

Aplicativo é a única forma de receber a notificação do INSS sobre descontos indevidos e solicitar ressarcimento

A partir de maio de 2025, mais de 9 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão sendo notificados sobre descontos indevidos em seus benefícios, em um esquema que envolve R$ 6,3 bilhões em valores descontados sem autorização.

A comunicação está sendo feita exclusivamente pelo aplicativo oficial Meu INSS, disponível gratuitamente para Android e iOS.

  • sem envio de mensagens por SMS, e-mail ou ligações, para evitar golpes

Como baixar e usar o aplicativo Meu INSS

Para receber a notificação e consultar possíveis descontos irregulares, o beneficiário deve:

– Abrir a loja de aplicativos do celular (Google Play Store para Android, App Store para iPhone);
– Buscar pelo app “Meu INSS”, publicado por Serviços e Informações do Brasil;
– Instalar o aplicativo e aceitar os termos de uso;
– Fazer login com a conta gov.br (CPF e senha), criando cadastro se necessário;
– Autorizar o acesso aos dados para acessar os serviços.

No app, ao fazer login, o usuário deve clicar no ícone de sino para acessar as notificações, onde será informado sobre eventuais descontos indevidos.

Como funciona a notificação e o ressarcimento

Desde 13 de maio, o INSS começou a enviar a notificação aos beneficiários afetados, alertando sobre descontos realizados por entidades associativas sem autorização.

A mensagem diz:

“Aviso importante para você. Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135”

A partir de 14 de maio, o beneficiário pode acessar a opção “Consultar descontos de entidades associativas” para verificar:

– Nome da associação responsável pelo desconto;
– Valor descontado;
– Período dos descontos.

Se o segurado não reconhece o desconto, pode informar pelo próprio aplicativo ou ligar para o número 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Não é necessário apresentar documentos para contestar, basta informar se autorizou ou não o desconto.

Após a contestação, o INSS notificará a associação para comprovar a autorização dos descontos. Caso não haja comprovação, a entidade terá 15 dias úteis para devolver os valores ao INSS, que fará o ressarcimento ao beneficiário via folha suplementar, previsto para ocorrer entre 26 de maio e 6 de junho de 2025.

Se a associação não devolver o valor, a Advocacia-Geral da União (AGU) será acionada para cobrar judicialmente.

Detalhes da fraude e investigação

A fraude envolve descontos feitos em benefícios de aposentados e pensionistas como se tivessem se associado a entidades, sem sua autorização. A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram uma operação no fim de abril para combater esse esquema, que resultou na demissão do presidente do INSS e do ministro da Previdência.

A investigação aponta que os valores descontados ilegalmente chegam a R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

Os descontos aparecem no extrato de pagamento com nomes como “Contrib.”, “AASAP”, “Mensalidade”, “Débito” ou “Desconto” seguidos de códigos. O valor médio dos descontos indevidos é cerca de R$ 40,70, podendo chegar a até 1% do teto do Regime Geral de Previdência Social (R$ 81,57 em 2025).

Recomendações para beneficiários

– Verifique notificações no aplicativo Meu INSS regularmente;
– Consulte o extrato de pagamento no app para identificar descontos suspeitos;
– Não forneça dados pessoais por telefone ou SMS, pois o INSS não fará contato por esses meios;
– Caso identifique desconto indevido, informe pelo app ou telefone 135 para solicitar ressarcimento;
– O cancelamento dos descontos futuros pode ser feito diretamente pelo aplicativo.

O INSS reforça que os descontos associados foram suspensos e que os segurados não precisam solicitar cancelamento, pois não haverá mais cobranças indevidas.

Formas de acessar o Meu INSS

Passo a passo de como fazer o cadastro no Meu INSS tanto pelo site quanto pelo aplicativo:

No site:

1. Acesse o site https://meu.inss.gov.br e clique em “Entrar com gov.br”;

Foto: Captura de tela | Meu INSS

2. Digite seu CPF para criar ou acessar a sua conta gov.br e clique em “Continuar”;

Foto: Captura de tela | Meu INSS

3. Se você já tiver a conta gov.br, digite a sua senha dessa conta e clique em “Entrar”;

Foto: Captura de tela | Meu INSS

4. Selecione as imagens correspondentes à autenticação por desafio e resposta (uma medida de segurança que comprova que você é uma pessoa e não um robô);

Foto: Captura de tela | Meu INSS

5. Clique em “Autorizar” na autorização de uso de dados pessoais.

Foto: Captura de tela | Meu INSS

Pronto! Seu acesso ao Meu INSS está liberado para fazer suas consultas e solicitações.

Foto: Captura de tela | Meu INSS

No aplicativo:


1. Baixe o aplicativo Meu INSS na App Store ou na Google Play Store;

Foto: Captura de tela | Meu INSS

2. Entre no aplicativo e clique em “Próxima” no canto superior direito da tela;

Foto: Captura de tela | Meu INSS

3. Clique em “Próxima” novamente;

Foto: Captura de tela | Meu INSS

4. Leia a Política de Privacidade e clique em “Aceitar”;

Foto: Captura de tela | Meu INSS

5. Clique em “Entrar com gov.br”;

Foto: Captura de tela | Meu INSS

6. Digite o seu CPF e clique em “Continuar”;

Foto: Captura de tela | Meu INSS

7. Insira sua senha e clique em “Entrar”;

Foto: Captura de tela | Meu INSS

8. Leia o termo de uso e clique em “Concordo”;

Foto: Captura de tela | Meu INSS

9. Leia a autorização de uso de dados pessoais e clique em “Autorizar”.

Foto: Captura de tela | Meu INSS

Pronto! Na tela seguinte, você já vai conseguir ver todos os serviços disponibilizados dentro do app Meu INSS.

Foto: Captura de tela | Meu INSS

O que é preciso para acessar o Meu INSS?

Algumas coisas são fundamentais para que você consiga fazer o login no Meu INSS, como ter uma conexão com a internet e possuir um cadastro na conta gov.br, o sistema único de acesso a todos os serviços públicos digitais.

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