Pesquisar
Close this search box.

Tupãzinho, o eterno talismã da fiel

Pedro Francisco Garcia, será que alguém conhece este cara?

O torcedor Corinthiano das antigas acredito que vai conhecer, mas a diferença está quando chamamos pelo nome de Tupãzinho, ai o torcedor do futebol brasileiro com certeza sabe de quem se trata.

O apresentador e ex-jogador Neto costuma dizer que em 1990 foi o principal jogador do elenco Corinthiano no primeiro título nacional do Corinthians, o ex-meia esquerda foi sim muito importante naquela memorável campanha, mas como diz Milton Neves “O gol é o grande momento do futebol”, e nesse quesito Tupãzinho foi o herói.

Tupã, assim chamado pelo elenco e torcedores na época, foi simplesmente o autor do gol, o gol que deu o primeiro título brasileiro para o Corinthians.

O Talismã ficou marcado na história do clube e nos corações Corinthianos eternamente, o Corinthians foi fundado em 1910 e até 1990 não havia conquistado nenhum título nacional em sua história.

Fazer o gol do primeiro título de um clube da grandeza do Corinthians não é pra qualquer um, mas Tupã mereceu, fez uma temporada espetacular, jogador envolvente, extremamente voluntárioso.

Na época, Tupãzinho já tinha uma função e estilo diferente de jogar que anos depois passaram a dizer que é o futebol moderno, jogador que, dentro da área era decisivo, mas também marcava muito e tinha liberdade para correr por todo setor ofensivo.

Cedido pelo São Bento de Sorocaba para o Corinthians, por empréstimo no início de 1990 junto com o zagueiro Guinei, daquele ano até hoje não existe um só torcedor que não conheça Tupãnzinho.

O Talismã Corinthiano anos depois foi capaz de unir todas as torcidas em nossa cidade, em jogos do Tupã Futebol Clube, no estádio Alonso Carvalho Braga.

No ano de 2013, Tupãnzinho, então treinador do Tupã, conseguiu um feito inédito na cidade, em meio às inúmeras dificuldades, o treinador foi capaz de ganhar a confiança de toda diretoria, elenco e torcedores, até chegar ao acesso na série A3 do futebol paulista.

Com toda esta história, Pedro Francisco Garcia, Tupãzinho conseguiu não só se tornar um ídolo eterno do torcedor Corinthiano, mas também foi capaz de unir todas as torcidas na cidade em prol do Tupã Futebol Clube.

Este é Tupãzinho, o ídolo de todas as torcidas da cidade de Tupã.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Anderson Oliveira

Anderson Oliveira

Jornalista, cronista e comentarista de futebol. Trabalhos em Rádios dos estados do Rio de janeiro , Mato Grosso do Sul , Minas Gerais , Paraná e São Paulo.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.