Pesquisar
Close this search box.

Campanha contra a Gripe tem Dia D neste sábado

Público pertencente aos grupos prioritários deve comparecer em qualquer Unidade de Saúde

Para reforçar a Campanha Nacional contra a Gripe, a Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará neste sábado (13) o Dia D da Campanha. Todas as Unidades de Tupã estarão abertas para vacinação contra a gripe das 8h às 17h, e as Unidades dos distritos de Varpa, Parnaso e Universo farão horário especial das 8h às 16h30.

Os grupos prioritários da Campanha e que já podem receber a dose imunizante são:

  • Crianças de 6 meses até menores de 6 anos;
  • Gestantes e Puérperas;
  • Povos indígenas;
  • Quilombolas;
  • População em situação de rua;
  • Trabalhadores da Saúde;
  • Trabalhadores da Educação;
  • Caminhoneiros;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • Pessoas com deficiências permanentes;
  • Trabalhadores portuários;
  • Forças de segurança, salvamento e Forças Armadas;
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário.

Para se imunizar contra a gripe basta comparecer na Unidade mais próxima e apresentar a carteira de vacinação e o CPF. Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação contra a gripe é a melhor forma para garantir proteção contra a doença.

O imunizante age para estimular a produção de anticorpos contra o vírus da Influenza. Quem tomou o imunizante em 2023 ou nos anos anteriores também deve receber a vacina atualizada. As vacinas são comprovadamente eficazes e protegem contra as cepas atualizadas, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri, destacou que o dia D é uma estratégia para atender as pessoas que não têm a possibilidade de comparecer nas Unidades em horário comercial, e acabam não mantendo sua carteira de vacinação em dia.

“São diversas estratégias que buscamos realizar para conseguir atender toda a população. Por isso, é importante que todos saibam sobre esse Dia D que será realizado neste sábado em todas as USF e UBS de Tupã e dos distritos. Manter a vacinação contra a gripe pode ajudar a diminuir muito as consequências do vírus no organismo”, alertou.

O titular da Saúde de Tupã, dr. Miguel Ângelo de Marchi, ainda destacou que a Campanha contra a gripe começou este ano mais cedo, buscando atender às particularidades climáticas das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, onde inicia o período do Inverno Amazônico, que é quando há maior circulação viral e de transmissão da gripe.

“Todos os anos a Campanha era aberta gradativamente para o público pertencente ao s grupos prioritários. No entanto, definiu-se recentemente que a imunização rápida é eficaz e ajuda a evita quadros graves da infecção, podendo levar até a morte. Por isso, reforçamos a importância da vacinação e de proteger todos”, destacou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.