Pesquisar
Close this search box.

Tupã elimina mais de 160 focos de dengue em mobilização feita aos sábados

Trabalho de combate ao mosquito registrou 7.795 visitas domiciliares

Agentes de combate às endemias (ACE) e agentes comunitários de saúde (ACS) realizaram visitas para inspeção das casas e eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. Em quatro sábados de março, 162 focos do mosquito foram eliminados.

 Segundo relatório produzido, foram 7.795 visitas domiciliares. Sendo que em 90 imóveis havia recipientes com larvas ou com água acumulada, oferecendo ambiente propício para que o mosquito transmissor da doença deposite os ovos e se reproduza.

Conforme o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, são as ações de bloqueio que evitam a propagação da doença, mas é fundamental ter a colaboração da população para um combate eficiente.

“Com a união dos trabalhos dos agentes e dos moradores é possível evitar novos casos e conter a epidemia de dengue em Tupã. Por isso, é importante que o munícipe permita a entrada dos agentes e da nebulização, se informando e seguindo as instruções oferecidas”, declara.

Setenta e cinco servidores atuaram na mobilização, entre coordenadores, supervisores e agentes, que percorreram os bairros: Centro, Vila Indústria, Parque Residencial Casari, Vila Tupa Mirim I, Nova Tupã, Parque Ibirapuera, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Vila Marajoara, Jardim Marabá, Vila Abarca, Jardim Santa Adélia, Jardim Jaçanã, Vila Giovanetti, Vila Santa Rita de Cássia, Parque Guanabara, Vila Aviação, Vila Formosa, Cohab José Feliciano e Cohab Antonio Pereira Gaspar.

O prefeito Caio Aoqui ressalta que cerca de 80% dos focos de dengue estão nas casas. “O combate ao mosquito também ocorre por meio de uma limpeza semanal de 10 minutos, em busca de água parada em latas, garrafas, pratinhos de planta e até tampinhas. Verifique ralos externos, higienize bem os bebedouros dos animais e as calhas, e mantenha a caixa d’água fechada. Estendemos as visitas técnicas de rotina para os fins de semana, mas todo o dia é dia de prevenção”, ressalta.

Em abril, o Departamento de Entomologias e Endemias retomará o cronograma de visitas domiciliares aos sábados para finalizar esta ação de controle.

Boletim Dengue – 25/03/2024

O Departamento de Entomologia e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde informa que, na semana que abrange de 18 a 14 de março, foram confirmados 17 casos de dengue. Do início do ano até esta segunda-feira (25), foram notificados 747 casos suspeitos, sendo 183 positivos.
Atente-se aos principais sintomas da dengue: febre alta acima de 38,5°C, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Caso o indivíduo apresente febre e mais um destes sintomas, é recomendada a ida à unidade de saúde a qual o morador pertence.

A colaboração dos moradores é fundamental para um combate eficiente. Por isso, é importante que os munícipes permitam a entrada dos agentes e da nebulização, se informando e seguindo as instruções oferecidas pelos servidores.

O combate ao mosquito também ocorre por meio de uma limpeza semanal de 10 minutos, eliminando água parada, verificando a presença de água em ralos externos; além de, ao longo da semana, higienizar frequentemente os bebedouros dos animais e remover a água dos pratos de plantas. Com a união dos trabalhos dos agentes e dos moradores é possível evitar novos casos e reduzir o progresso da dengue em Tupã.

Óbito suspeito

O Departamento de Vigilância em Saúde registrou mais dois casos de óbitos suspeitos por dengue. De acordo com as informações, a vítima é um mulher de 79 anos, com comorbidades. Ele residia na região leste da cidade e apresentou os sintomas no dia 13 de março, mas não resistiu e faleceu no dia 20 de março.

A outra vítima um homem de 84 anos, também com comorbidades, ele residia na Zona Sul da cidade, apresentou o inicio dos sintomas dia 13 de março e faleceu no dia 20 de março. Os casos foram encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz de São Paulo para confirmar se as causas dos óbitos
foram dengue.

O Departamento de Entomologia e Endemias está realizando ações de bloqueio com a intensificação do trabalho de eliminação de criadouros e em seguida realizará ação de nebulização para evitar a propagação da doença na região.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.