Pesquisar
Close this search box.

Tradicional folia de rua do Museu Índia Vanuíre agita Carnaval em Tupã

O Museu Folia na Rua será no dia 7 de fevereiro (quarta-feira) das 19h às 22h com marchinhas que marcaram época tocadas pela Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro e apresentação do Bloco Abanaê

O Carnaval já chegou ao Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Tupã (SP). A instituição promove o Museu Folia na Rua, uma grande festa com atividades e apresentações musicais. Tudo isso de forma gratuita e aberta ao público.

Nos próximos dias há também oficinas de dança, de musicalização e de contação de histórias. As atividades são gratuitas, com a possibilidade de ingresso voluntário (saiba mais ao final do texto). Confira, abaixo, a programação do museu para os próximos dias.

Família no Museu

No mês de fevereiro, o projeto “Família no Museu” leva o público a conhecer a exposição de longa duração “Tupã Plural” que, por meio de um jogo da memória temático, introduz a questão indígena nas discussões sobre a formação da sociedade brasileira.

No segundo módulo da exposição, chamado “Aldeia Indígena Vanuíre”, a equipe educativa do museu estimula os participantes a interagirem e a pensarem sobre a cultura dos povos indígenas do oeste paulista.

Datas: 03, 04, 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de fevereiro (sábados e domingos)
Horário: das 10h às 17h

Museu Folia: Oficina de Samba

O samba é uma dança e um gênero musical, que se conecta com o Carnaval e representa a cultura popular do Brasil mundo afora. O ritmo do samba é fruto da mistura entre a música africana e europeia, nascido das tradições do campo e da cidade.

O Museu Índia Vanuíre, atento à tradição brasileira que tem como compromisso preservar e divulgar, traz a professora de dança Marisa Silva para ensinar ao público os movimentos básicos do samba em uma oficina agitada e divertida.

Data: 06 de fevereiro (terça-feira)
Horário: das 9h às 11h e das 14h às 15h

Museu Folia na Rua

O projeto “Museu Folia na Rua”, do Museu Índia Vanuíre, traz uma noite de Carnaval com marchinhas que marcaram época tocadas pela Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro e apresentação do Bloco Abanaê. O bloco traz um espetáculo de dança com influências do Carnaval paulista e de blocos afros da Bahia, como o Olodum.

O objetivo da folia é valorizar as raízes da festa Tupãense e promover a diversidade. Participam desse espetáculo músicos de bateria e percussão, ala de passistas e membros da Corte Carnavalesca de Tupã. Nas últimas edições, o Museu Folia na Rua foi a grande atração do pré-carnaval de Tupã e repercutiu em toda a região. Imperdível!

Data: 07 de fevereiro (quarta-feira)
Horário: das 19h às 22h

Museu Folia: Oficina de Musicalização

O Museu Índia Vanuíre convida a professora de música Kelci para realizar uma oficina de musicalização para crianças através de instrumentos musicais e canções carnavalescas.

Data: 08 de fevereiro (quinta-feira)
Horário: das 9h às 11h e das 14h às 15h

Museu Folia: Oficina de Contação de Histórias

A oficina de contação de histórias do mês de fevereiro terá tema carnavalesco. O objetivo é promover reflexão e novos conhecimentos de forma dinâmica e interativa. A equipe educativa do museu promove uma verdadeira formação nesse campo tão importante para a alfabetização e para o estímulo à criatividade e à curiosidade das crianças.

Data: 09 de fevereiro (sexta-feira)
Horário: das 9h às 11h e das 14h às 15h

Ingresso voluntário

O Museu Índia Vanuíre convida o público a fazer parte da história da instituição e a contribuir para perpetuar as ações culturais e sociais desenvolvidas com a comunidade de Tupã e demais visitantes.

Uma das formas para promover sua sustentabilidade de maneira inclusiva foi a adoção de um o modelo de ingresso voluntário – conhecido no mundo todo como PWYW – do inglês “pay what you want” (pague o que quiser), que entrou em vigor em junho de 2017. A entrada ao equipamento continua sendo livre, mas, ao final da visita, o público é convidado a reverter para a instituição o valor que quiser, se puder.

A forma de arrecadação é uma maneira de remover a barreira da entrada e inspirar a generosidade das pessoas no sentido de contribuir com iniciativas culturais. Para a efetivação da doação, foi criado no museu um local específico que mostra ao interessado a diversidade de ações sociais e educativas realizadas pela unidade.

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição do Governo do Estado administrada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari – Organização Social de Cultura.

Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.

Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 09h às 18h; quintas, das 9h às 20h.

Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP   
Instagram: @museuindiavanuire
Facebook: /museuindiavanuire/

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.