Pesquisar
Close this search box.

Secretário estadual vem a Tupã lançar o Programa TODAS in-Rede

A microrregião de Tupã conta com mais de 6 mil pessoas com deficiência; 55% são mulheres

O secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), Marcos da Costa estará em Tupã, quinta-feira, dia 17, para o lançamento do Programa TODASin-Rede, às 14h30, no Auditório do Museu Índia Vanuíre.

Tupã será a 77ª cidade a aderir ao programa implantado há três anos e que busca a emancipação das mulheres com deficiência do Estado de São Paulo, visando a favorecer a melhoria da qualidade de vida e inclusão social.

“Na ocasião, o prefeito Caio Aoqui vai assinar a adesão a esse programa de formação profissional, que conta com o apoio do presidente da Associação da Pessoa com Deficiência – APDETT, Nelson Prudêncio e da Câmara Municipal, através de uma indicação do vereador Paulo César Soares, o Paulo da Farmácia”, disse o subsecretário dos Direitos Humanos, André Prado.

“Tupã e região contam com mais de 6 mil pessoas com deficiência, sendo 55% mulheres. Com a adesão ao programa, o município vai receber vagas para capacitação de profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher de Tupã para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência e Curso de Libras de ensino à distância (EaD), além de divulgar no município as campanhas educativas do Programa”, explicou o secretário da SEDPcD, Marcos da Costa, ao confirmar a presença em Tupã.

O PROGRAMA

O programa TODAS in-Rede da SEDPcD visa o empoderamento das mulheres com deficiência do Estado de São Paulo, buscando a autonomia dessas mulheres em diversos pilares como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência, autoestima e liderança.

Com as ações previstas no programa, está sendo constituída uma rede virtual de mulheres com deficiência, de forma a retirá-las da invisibilidade de anos, buscando romper o ciclo histórico de exclusão social.

Entre as principais ações do “TODAS in-Rede” está o curso de ensino a distância (EaD), destinado aos profissionais das Delegacias de Defesa da Mulher e da Rede de Proteção, oportunidade de realizar o curso que tem como foco a capacitação para que esses profissionais façam um atendimento qualificado à essas mulheres.

Outra ação que tem destaque no programa e visa a independência financeira desse público, é o curso de Empreendedorismo Feminino, “Sebrae Delas – Elas Realizam”. Realizado em parceria com o Sebrae SP, o curso impactou 555 mulheres com deficiência do estado de São Paulo.

Segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basedeados.sedpcd.sp.gov.br), no estado de São Paulo há 1.710.601 mulheres com deficiência, representando 56,86% do total da população de pessoas com deficiência do estado. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 37% são ocupados por mulheres.

REDE VIRTUAL

Um dos pontos chave do programa é a disponibilização de informações para mulheres com deficiência, de forma acessível, com o intuito de dar base para o protagonismo e empoderamento desse público.

O site oficial é um dos pilares para que essas informações sejam difundidas. Acessível, informativa e interativa, a página tem canais de denúncia, entrevistas, artigos e disponibilização de endereços da rede de proteção e atenção à mulher (www.todasinrede.sp.gov.br).

Também dentro dessa plataforma há um espaço para cadastro de mulheres com deficiência, a fim de acolher esse público e realizar uma troca de informações rica e inclusiva.

GUIA PRÁTICO

Pensando em ajudar a identificar os atos de violência e oferecer informações sobre como e onde pedir ajuda, tanto à vítima como às pessoas dentro de seu convívio social, foi criado o “Guia Prático: Identificação e prevenção à violência contra as mulheres com deficiência”.

A iniciativa faz parte das ações do programa “TODAS in-Rede” e disponibiliza contatos de rede de proteção e acolhimento, além de aplicativos que podem ajudar em situação de emergência e/ou vulnerabilidade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.