Pesquisar
Close this search box.

Troque seu óleo usado por sabão em Tupã

Ao todo, 21 locais espalhados pela cidade já estão funcionando como ponto de troca de óleo de cozinha usado por barras de sabão ecológico

Na semana em que completa 2 anos, o projeto Óleo do Bem, uma iniciativa do TEM+ em parceria com ONGs e empresas focadas em sustentabilidade e promoção da TV TEM, chega a Tupã. Ao todo, 21 locais espalhados pela cidade já estão funcionando como ponto de troca de óleo de cozinha usado por barras de sabão ecológico.

Entre os estabelecimentos estão a Unesp, escolas públicas e privadas e até mesmo indústrias, além de outros pontos comerciais. Para saber onde é o local mais próximo de sua residência, é só acessar o site do projeto.

O Óleo do Bem chega à cidade para somar forças ao projeto Reciclóleo da Unesp, que já atuava em parceria com a Prefeitura de Tupã para o desenvolvimento de ações de educação ambiental, conscientização, coleta e reaproveitamento do óleo de cozinha usado. 

A parceria com a Unesp garante ao Óleo do Bem uma importante conexão com o mundo acadêmico, onde estudos avançados sobre reciclagem do óleo de cozinha estão sempre em desenvolvimento.

Juntos, Óleo do Bem, Prefeitura de Tupã, Unesp, SABESP e vários outros parceiros locais, buscam o crescimento da rede de pontos de coleta no município para garantir que a população disponha, sempre, de um local próximo de sua residência para realizar o correto descarte do resíduo.

Para participar basta deixar o óleo esfriar, guardar em uma garrafa pet e levar a um dos pontos de coleta quando ela estiver cheia. Cada litro entregue para a campanha vale uma barra de sabão ecológico de 200g para uso na limpeza doméstica.

Com a adesão de Tupã ao projeto, o Óleo do Bem agora está presente em 16 cidades do interior paulista, com uma rede colaborativa com mais de 540 pontos de coleta, ações de educação ambiental e reciclagem do resíduo.

Nesses 2 primeiros anos de atuação, o projeto reciclou 85 mil litros de óleo de cozinha usado. Isso representa que mais de 2 bilhões de litros de água foram preservados, algo como 855 piscinas olímpicas cheinhas.

Também não foram jogados na atmosfera, devido a reciclagem do óleo, mais de 448 toneladas de CO2, o que equivale a uma frota de 1.257 carros populares sem rodar durante 1 mês.

Além disso, todas as 50.288 garrafas PET que foram entregues com o óleo usado foram recicladas e a população recebeu mais de 100 mil barras de sabão ecológico, preparado justamente com resíduo doado por milhares de pessoas engajadas na iniciativa.

Fonte: G1.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.