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EDUCAÇÃO – Prefeitura investiu quase R$4 milhões para implantar novo conceito de ensino e formação

Escolas de tempo integral já preparam 2.200 alunos dentro da nova metodologia de educação

O que era um sonho da atual administração tornou-se realidade após 1 ano e meio da implantação do Programa de Educação Integral (PEI) em Tupã.

O novo conceito de ensino, conforme estabelece a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) contempla 2.200 alunos desde o ensino infantil ao ensino fundamental.

Os cerca de R$ 4 milhões de investimentos feitos foram suficientes para implementar diversas ações estruturais, que passaram desde a ampliação na capacidade de produção da merenda, através da Cozinha Piloto, a contratação de professores e equipes de apoio e transporte para manter a nova concepção de ensino preconizado pela legislação federal.

Ao dobrar o atendimento em carga de 8 horas, as 21 salas de aula foram para 42 nas Escolas Municipais de Educação Infantil/Ensino Fundamental João Geraldo Iori, Governador Mário Covas, Professor Thiago Alves da Silva Leandro e Professor José Maris.

Café da manhã, almoço, café da tarde e se necessário até jantar alimentam os alunos e fortalecem a convivência com a concepção educacional que garante o desenvolvimento intelectual, físico, emocional, social e cultural.

O envolvimento educacional é coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidade locais. As atividades para a educação em tempo integral são organizadas nos macrocampos do acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura digital, promoção da saúde e educomunicação.

Revolução

Isso tudo significa que os estudantes seguem um calendário que foi apresentado para os pais no início do ano e tem acompanhamento do Conselho Municipal de Educação, baseado na LDB e da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, que compreendem no cuidar, brincar e o conhecer, inclusive para as creches, como parte da educação básica.

Dentro dessa metodologia contemporânea, alinhada às demandas do século XXI, tem como foco a formação de sujeitos críticos, autônomos e responsáveis consigo mesmos e com a comunidade em que estão inseridos.

Para o secretário de Educação, Cultura e Esporte, professor Valdir Berti, “o progresso na aprendizagem das crianças será comprovado através de dados estatísticos. Graças ao empenho de todos os envolvidos, estamos fazendo uma revolução educacional e social”.

Além do estudo regular, no contraturno, os alunos desenvolvem atividades de adequação curricular, informática, empreendedorismo, robótica, sócio emocional, culinária, judô, natação, dança, dança afro, capoeira, ginástica acrobática, teatro, artes visuais, canto e coral, violão e fanfarra.

O prefeito Caio Aoqui esclareceu que o investimento na formação integral das crianças resultou de muito planejamento.

“Novos espaços de CEI serão criados futuramente e poderão absorver a demanda das demais escolas. Ou seja, até 2024, todas as unidades da cidade atenderão integralmente em locais mantidos pelo poder público para acolher e oferecer formação de qualidade para nossas crianças”, explicou.

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