Pesquisar
Close this search box.

Semana do Meio Ambiente tem reflorestamento em Tupã

Frigoestrela criou bosque em área que sofreu incêndio. Já as Crianças do Alto Sumaré tiveram um bate-papo com a PM Ambiental

Na Semana do Meio Ambiente, 250 mudas nativas foram plantadas em apenas um dia, por meio da mobilização social.

Na terça-feira (6), a ação foi desenvolvida pelo Frigoestrela S/A de Tupã e o Clube Recreativo Alto Sumaré, ambos em parceria com a Prefeitura Municipal.

Frigoestrela

Pela manhã, o reflorestamento de 250 mudas nativas variadas foi realizado por funcionários do Frigoestrela e da Secretaria de Meio Ambiente num terreno na entrada do Conjunto Habitacional Deputado Jamil Dualibi.

Conforme o analista ambiental, Pedro Henrique Batista Costa, nove colaboradores participaram da iniciativa. “Temos o trabalho sustentável como base aqui no frigorífico de Tupã. Atualmente geramos 560 empregos na cidade, mas além da importância na economia, procuramos ser referência na área social e ambiental também”.

O analista do Frigoestrela ainda explicou que a unidade de Tupã realiza todo um trabalho para a destinação correta dos resíduos gerados na produção, como a compostagem para fabricação de fertilizantes orgânicos e esterificação do ácido graxo, utilizado no biodiesel. O reaproveitamento de aproximadamente 2.000 litros de água, por dia de produção, faz parte da rotina da empresa. Os gases emitidos também são tratados com dois lavadores, tanto na caldeira quanto na graxaria, e seguem a escala Ringlemann para avaliação de colorimetria de densidade de fumaça justamente para avaliar e controlar as fontes emissoras.

“O Grupo Estrela Alimentos vem se aprimorando a cada dia mais nas políticas ambientais em todas as unidades, buscando sempre a preservação da natureza com um trabalho contínuo”, finalizou Pedro Costa.

O engenheiro ambiental da Pasta municipal, Guilherme Destro, lembra que a quadra entre a avenida Idenolphi Semeghinie e a rua Antonio Samogin teve seu bosque destruído por um incêndio anos atrás, sendo possível recuperar agora a arborização por ali.

“A gente conta com a compreensão da população local que jogava muito lixo nesse espaço. Com o plantio de mudas, esperamos que o despejo irregular de entulho termine. Mantemos um cronograma mensal de roçada nessa região, e o espaçamento entre as mudas foi planejado a fim de permitir a passagem do trator durante a limpeza”, comentou.

Na segunda-feira (5), em uma iniciativa do próprio frigorífico para os colaboradores, foi realizada palestra de conscientização com a Polícia Militar Ambiental, onde foram abordados temas como Segurança Pública, Segurança Ambiental, Educação Ambiental, Legislação Ambiental, Crimes Ambientais e Pesca Ilegal.

Projeto Alto Sumaré

De tarde cerca de 60 crianças do sub-11 e sub-13 do projeto Alto Sumaré conversaram com representantes da Polícia Ambiental sobre a necessidade de preservação das áreas verdes no espaço urbano e plantaram 10 mudas.

Tupãzinho, coordenador técnico do clube, destacou ser bom ofertar aos jovens momentos de aprendizagem, além da rotina de treinos.

“É sempre um prazer orientar as crianças, porque o meio ambiente é tudo para nós. Acho que a maioria deles nunca plantou uma árvore, e está acontecendo isso hoje. São assuntos que eles não estão acostumados, então é algo muito importante para eles aprenderem a valorizar”.

A comissão técnica se comprometeu ainda a incentivar o cuidado com as plantas cultivadas, visto que os jogadores podem passar pelo local para monitorar o crescimento delas.

Em um rápido bate-papo com os atletas mirins, a Polícia Ambiental falou sobre o benefício das árvores para o controle da temperatura, redução do impacto dos ventos, produção de alimento para a fauna, conservação do solo, e também tirou dúvidas das crianças sobre a captura e criação de pássaros silvestres.

“A Polícia Ambiental, já vem desenvolvendo um trabalho de conscientização durante todo o ano. Mas, essa é uma semana fundamental para dialogar com a população a respeito desse zelo com o nosso meio ambiente, que vem sendo muito maltratado com o passar dos anos”, declarou o 2º Sargento PM Santos.

Agenda continua até segunda-feira (12)

Na tarde de quarta-feira (7), o plantio de mudas no campo da CECAP, com a instituição Aitec Sandalus.

Na agenda de atividades há também visitas ao Viveiro Municipal para alunos da EMEIEF José Maris, EMEIEF Nossa Senhora de Fátima, e da escola de Varpa.

Quinta-feira (8), feriado de Corpus Christi, a população está convidada a participar de um passeio ciclístico. O Pedal Ecológico sairá às 7h da rotatória da Marechal do Ar, para um plantio de mudas na Represa do 7. Os participantes podem doar um quilo de alimento e concorrer a brindes oferecidos por Sport Mania, Americ Center, Bike Vargas, e Inayan Bikes.

A programação termina segunda-feira, 12 de junho, com excursão ao Viveiro para 471 alunos da EMEIEF Prof. Osmar Genovez e EMEIEF Sonia Maria Jerônimo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.