Escola Joaquim Abarca comemora 71 anos

Gincana: uma forma de aprendizagem e de homenagem

A Escola Estadual Joaquim Abarca de Tupã completou neste ano 71 anos de história. Para comemorar esta data tão importante a escola organizou uma Gincana Cultural. A festa aconteceu nos dias 25 e 26 deste mês com a participação de todos os seus alunos, professores e funcionários.

A escola tem como princípio incentivar os educandos a uma prática educacional que os permita participar da comunidade, sendo transformadores e colaboradores na sociedade, buscando o conhecimento através de ensinamentos e saberes educacionais vivenciados no dia a dia.

A Gincana contou com várias atividades como apresentação de danças, provas surpresas, elaboração de poemas sobre o aniversário da escola e cartazes de valorização da frequência dos alunos, arrecadação de alimentos e roupas que serão doados a entidades da cidade, atividades desportivas, concurso de fotografia, entre outras. Não faltando o tradicional bolo, porque festa de aniversário sem bolo, não tem graça.

A escola agradece a participação e a colaboração de todos em mais este evento, afinal de contas um evento grandioso como esse só foi possível porque toda a Comunidade Escolar esteve plenamente envolvida.

Gincana é um processo de aprendizagem, que mistura cores, coreografias, danças, jogos, desafios e muito mais.

Nesta atividade aprende-se regras, sua vez e hora, se despe de vergonha e medo, se enche de aprendizagem de forma lúdica e festiva.

Gincana precisa ter destreza…precisa ser rápido…e pensar para responder. Em seus grupos sempre tem mediadores, professores e alunos, em busca das melhores formas de respostas e motivação para aprender e para vencer as provas.

Por meio de dinâmicas e desafios problematizações são criadas, desafios são superados e novas atividades dinâmicas e significativas são realizadas, tais como localização no mapa, lateralidade, afunda ou não afunda etc.

Em Gincana as pessoas se divertem, elas aprendem, elas se socializam… entre salas e em grupos maiores e com uma grande diversidade, trazendo desenvolvimento aos alunos, empatia e relacionamentos. 

Gincana ativa todos os sentidos, por ser lúdica e por ser competitiva, são provas que exigem esforços físicos, motores, cognitivos e afetivos, tudo ao mesmo tempo! Mas não no sentido das provas tradicionais.

A Gincana da escola Joaquim Abarca vai além de tudo isso. Por quê?  Porque nessa ação estão envolvidos mais de 740 jovens, mais de 80 funcionários, professores e colaboradores.

A Gincana do mês de maio de 2023 na EE Joaquim Abarca, vai além de tudo isso ainda. Sabe por quê? Por que a Escola Estadual Joaquim Abarca – Ensino Integral – no dia 26 de maio de 2023 completa 71 anos existência.

Por aqui passaram pessoas que são conhecidas por muitos, que são conhecidas por poucos, que descobriram seus amores e desamores. Por aqui passaram os que aprenderam muito e os que aprenderam um pouco. Mas com certeza todos aprenderam a conviver porque escola também potencializa essa habilidade na vida das pessoas. Desde gincanas como a de comemoração do Aniversário da Escola de hoje até conceitos, relações, paixões, desencantos e muita, muita superação. 

Parabéns, COMUNIDADE DA EE JOAQUIM ABARCA!

Texto e fotos: Escola Joaquim Abarca

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.