Últimas notícias

Pela segurança das crianças e pets, Energisa alerta sobre os riscos de improvisar com enfeites luminosos 

Evitar o uso de extensões e compartilhamento de tomadas estão entre as medidas simples para prevenir acidentes domésticos envolvendo eletricidade

Está aberta a temporada das luzes! O tradicional clima de festa fica ainda mais evidente com as decorações natalinas. Em árvores, fachadas, cercas e onde mais a criatividade permitir, os pisca-piscas encantam a todos, mas despertam os olhares mais curiosos das crianças e pets. Por esse motivo, a Energisa alerta os riscos de improvisar na instalação dos enfeites luminosos. 

“Nem sempre o ambiente está adequado para receber uma decoração iluminada. No anseio de deixar tudo belo, muitos improvisam as instalações com extensões, usando adaptadores de tomadas, escondendo fios embaixo de tapetes e cortinas, o que deixa o local inseguro devido aos riscos de acidentes envolvendo a eletricidade”, alerta a coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste, Juliana Volpi. 

O improviso pode ser ainda mais perigoso nos locais em que há crianças e pets que, por curiosidade e inocência, podem ser vítimas de graves acidentes. “Eles não têm dimensão do perigo ao manusear os enfeites, colocar plugues na boca, puxar ou se enroscar em extensões e fios. Por isso, o correto é manter a instalação longe do alcance das crianças e dos animais de estimação”, orienta Juliana. 

Do ponto de vista técnico, para garantir que a decoração luminosa seja feita com segurança, é importante checar se os produtos adquiridos são de qualidade e certificados pelo Inmetro. Também é necessário obedecer as instruções de uso, indicações de potência, referência de tensão e evitar compartilhamento de tomadas e adaptações que podem ocasionar aquecimento da fiação, pinos e conexões, fuga de energia, curto-circuito, choque elétrico e até incêndios de grandes proporções”, enfatiza Juliana. 

Por fim, veja as principais dicas da Energisa para manter a sua decoração iluminada e sem riscos em qualquer ambiente:  

  • Para não acontecer sobrecarga de energia, busque a orientação de um eletricista, que vai calcular o que pode ou não ser ligado;     
  • Fios desencapados podem provocar choques, curtos-circuitos e até incêndios;  
  • Passar fios por baixo de tapetes ou por trás de cortinas também aumenta o risco de acidentes;    
  • Não manuseie as luzes e enfeites com as mãos ou os pés molhados;  
  • Estabeleça um horário para ligar e desligar os enfeites luminosos;    
  • Sempre que sair de casa, desligue tudo da tomada para contribuir para redução do valor da conta de energia e evitar acidentes.     
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.