Museu da Varpa e Museu dos Tropeiros voltam a receber público

O Museu dos Pioneiros de Varpa – Janis Erdbergs, retomou as atividades e segue apresentando aos visitantes os equipamentos agrícolas, ferramentas, roupas, utensílios, fotografias e muitos outros itens que contam a trajetória dos imigrantes vindos da Letônia para a região em 1922.

De quarta-feira a domingo, das 8h às 11h e das 12h às 17h, o museu fica aberto para receber o público.

O subsecretário de Cultura, Luis Carlos Sanches, destaca que sanando uma demanda antiga dos moradores, a nova guia do museu pertence à comunidade letã.

“Todo pessoal de Varpa sempre pediu para que ali tivesse alguém que conhece a história do local e da imigração do povo da Letônia para cá, e que também fale um pouco do idioma letão. A atendente Amanda Jurevitz é descendente de letos, e tem o perfil ideal para a função”.

Mantendo as características dos anos 1920, o espaço é apenas um dos pontos turísticos da região. Os visitantes também podem encontrar nas proximidades artes manuais, doces, pães e outros alimentos típicos da cultura europeia produzidos artesanalmente.

MUSEU DOS TROPEIROS

Criado em 2017, o Museu dos Tropeiros reúne mais de 2 mil peças, documentos, fotografias e objetos relacionados às comitivas tropeiras da região de Tupã e ao grupo dos “Chapéus Brancos”, que organizou o primeiro rodeio do município.

Aberto à visitação de segunda-feira a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 17h. O museu fica na Colônia da Fepasa – Centro, atrás da Praça Rui Barbosa.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.